Natureza Incrível
Cão salva adolescente que estava tendo um derrame.
Do Washington Post vem a história de uma família border collie cuja chamada de despertar às 5h30 salvou o futuro, e possivelmente a vida, de um membro da família.
Daines e Amanda foram acordados ás 5h30 da manhã, por seu cachorro Axel num sábado em sua casa em Spring, Texas. Eles não entenderam porque o cachorro os acordara tão cedo, algo que nunca aconteceu.
No entanto, uma vez levado para baixo por Daines, Axel começou a arranhar freneticamente a porta do quarto do filho de Amanda, Gabriel. Lá dentro, Gabriel já estava acordado – porque estava tendo um derrame no lado esquerdo do cérebro.
Daines, ao ouvir um pouco disso de Gabriel visivelmente confuso e com fala arrastada, levou-o às pressas para um hospital Memorial Hermann Health System em Houston, onde aproximadamente às 6h30, os médicos informaram à família que Gabriel estava tendo um derrame após a ruptura de um vaso sanguíneo. seu cérebro e cortou o oxigênio de milhões de neurônios.
“É incrível como um cachorro estava inflexível ao saber que algo estava acontecendo”, disse Sabih Effendi, neurocirurgião que tratou Gabriel e que disse à família que se Axel não tivesse intervindo quando o fez, Gabriel poderia estar mudo, em uma cadeira de rodas. ou pior.
Farejadores por natureza
Sabe-se que os cães detectam derrames em pessoas. No que diz respeito a certos produtos químicos, o órgão vomeronasal especial no nariz pode detectar alterações na fisiologia humana, que podem incluir a pressão arterial.
A American Heart Association descobriu que pessoas que vivem sozinhas com um cachorro têm 27% mais chances de sobreviver a um derrame do que aquelas que vivem sozinhas.