Doença que aumentou consideravelmente sua estatística de casos desde a década de 1980, a candidíase é consequência do fungo Candida albicans, presente no organismo de todos nós. A condição costuma se desencadear principalmente quando a imunidade do corpo é baixa e o paciente pode ter sintomas como:
- Cansaço excessivo
- Sensibilidade alta durante a alimentação
- Problemas estomacais
- Pele seca
- Ganho de peso
- Inflamação vaginal
- Formação de uma camada branca na língua (o sintoma mais comum)

Para lidar com o problema, a melhor alternativa é buscar fortalecer o sistema imunológico. E para isso, é fundamental que alguns hábitos rotineiros sejam revistos. Melhorar a alimentação e praticar exercícios físicos são alternativas essenciais para o corpo e o organismo se manterem em alta.
E somado às mudanças, eliminar a presença do fungo também se torna fator-chave para o sucesso no combate à candidíase. Antes de mais nada, é importante ressaltar que o fungo se alimenta de açúcar. Dessa maneira, evitar alimentos açucarados e ricos em carboidratos é uma necessidade. E para quem quiser optar por um tratamento natural (sempre seguindo orientações médicas) antes de apelar para antibióticos ou antifúngicos, aí vão algumas dicas para combater a cândida:
– Vitamina D
Presente em alimentos como carnes, peixes e frutos do mar, a vitamina D também pode ser obtida por meio do banho de sol. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias combatem o fungo e fortalecem o sistema imunológico.
– Equinácea
Da mesma maneira que a vitamina D, a planta medicinal em rica em propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. E ela também é importante para melhorar a imunidade.
– Pau-d’arco
Não muito conhecida, a erva apresenta componentes antifúngicos. E de acordo com alguns testes realizados, ela pode destruir a cândida.
– Gel da babosa
O gel da planta é responsável por melhorar a atividade mitocondrial das células. Ou seja, ele ajuda a fortalecer consideravelmente o sistema imunológico.
Fonte: Cura pela Natureza