Super Humanos

Bombeiros do Estado de São Paulo celebram 143 anos. Verdadeiros heróis!

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 16, o governo do Estado de São Paulo celebrou os 143 anos do Corpo de Bombeiros.

A cerimônia de comemoração foi realizada no Memorial da América Latina na capital paulista, no mesmo auditório onde, em 2013, os militares tiveram que agir para controlar as chamas que consumiram o local.

“A gente tem o Corpo de Bombeiros trabalhando há anos em prol da população”, disse o coronel Henguel Ricardo, atual chefe da Defesa Civil do Estado.

Um pouco de história

Outro fato que marcou a história da corporação foi o incêndio no Edifício Joelma, em 1º de fevereiro de 1984, quando 187 pessoas perderam a vida e outras 300 ficaram feridas.

Um curto circuito em um ar condicionado no 12º andar que deu início à tragédia. O incêndio de quase 50 anos atrás serviu para mudar a referência na segurança dos edifícios em São Paulo e desde então muita coisa mudou na estrutura do Corpo de Bombeiros, como contou o comandante Jefferson de Mello: “Investimos na segurança do Corpo de Bombeiros, investimos na segurança das vítimas, investimos em equipamentos, viaturas e tecnologia.

Também um item importantíssimo que temos investido muito nos últimos anos é a questão da gestão da ocorrência e como a ocorrência é coordenada. Quando se tem uma boa gestão, você economiza meios e economiza o ser humano, o cansaço do Corpo de Bombeiros”.

Anúncios

O último grande salvamento que os bombeiros fizeram no Estado foram os resgates das vítimas das chuvas no litoral norte de São Paulo, como relatou o comandante: “Além dos bombeiros territoriais, os bombeiros da região, mandamos também uma grande demanda de apoio aqui da capital.

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile