Conecte-se conosco

A Boa do Dia

“No meu berço, virei a cabeça e vi coisas ao meu redor”, revela mulher com síndrome rara

Publicado

em

Já imaginou se lembrar de absolutamente tudo da sua vida? Incluindo os seus primeiros anos de vida? Parece meio louco e assustador, não?! Acredite ou não, essa é a realidade de Rebecca Sharrock.

A australiana de 27 anos, diagnosticada com autismo, conta com uma síndrome, a chamada ‘Memória Autobiográfica Altamente Superior’, ou HSAM, em inglês. Mas o que significa isso? Basicamente, sua condição neurológica faz com que ela se lembre de absolutamente tudo, como datas específicas, eventos, a roupa que estava usando neles e até como se comportou na época de berço.

Durante sua infância, as coisas foram um pouco complicadas para a menina. Sharrock sempre achou que todos fossem iguais à ela até ver uma matéria passando na televisão sobre pessoas com a síndrome. “Quando aquelas pessoas começaram a lembrar de suas memórias, os repórteres diziam ‘é incrível’. Eu disse aos meus pais ‘por que eles dizem que isso é incrível, não é normal?’”.

berço vida

Australiana de 27 anos que se lembra de absolutamente tudo sobre sua vida.

Logo, os pais disseram à ela que sentiam que ela tinha a mesma condição e não demorou até que recebesse o diagnóstico. Na época, apenas 60 pessoas tinham a síndrome.

Mas por que existe essa supermemória?

Segundo alguns estudos, o lobo temporal (que ajuda no processamento da memória) é maior nos cérebros com a HSAM. Além disso, o núcleo caudado também pode ser maior; ele ajuda no aprendizado, porém pode influenciar na síndrome obsessivo-compulsivo.

Infelizmente, a síndrome causa um certo desespero nessas pessoas. Para Sharrock, reviver as memórias lhe causa dores de cabeça e insônia. Além disso, ela já sofreu depressão e ansiedade. ”Se eu estou lembrando de algo que aconteceu quando eu tinha três anos, minha resposta emocional à situação é semelhante à de uma criança de três anos, mesmo que minha mente e consciência sejam de adulta”, revela.

Anúncios

Com o tempo, porém, Sharrock aprendeu a ver o lado bom das coisas. “No começo de todo mês, eu escolho todas as melhores memórias que tive naquele mês em outros anos”, conta. Assim, ela passa a reviver apenas os momentos bons para se desvencilhar dos ruins.

Ela quando bebê

O mais interessante disso tudo é poder enxergar a percepção das crianças. Quero dizer, as memórias de Sharrock quando era bebê trazem esse novo olhar.

“Eu estava no meu berço, virei a cabeça e vi coisas ao meu redor, como o ventilador. Fiquei fascinada por aquilo. Só quando eu tinha um ano e meio que me antenei, ‘por que não me levanto e vou explorar o que deve ser aquilo?’”, conta.

“Quanto eu tinha mais ou menos uma semana de idade eu lembro de estar enrolada em um cobertor rosa de algodão”, lembra Sharrock. “Por algum motivo, eu sempre sabia quando era a minha mãe que estava me pegando no colo, eu sempre soube instintivamente disso e ela era minha pessoa preferida”.

A mulher também é capaz de controlar alguns sonhos dela, por exemplo. “Eu posso controlar meus sonhos e raramente tenho pesadelos porque eu penso que se alguma coisa assustadora acontecer eu posso mudar a sequência”, diz. Quando era bebê, porém, não foi exatamente assim. “É por isso que eu chorava à noite”, descreve, “mas eu não conseguia verbalizar.”

Anúncios

A única coisa que ela não se lembra é o dia de seu nascimento. “É o único aniversário que eu não lembro”, diz. “Eu não tenho memórias do útero ou de estar saindo da minha mãe, nada disso. Mas eu não acho que gostaria de lembrar disso”.

Agora, Sherrock participa de dois programas de pesquisa da Universidade de Queensland e da Universidade da Califórnia para assim, quem sabe, ajudar as pessoas que sofrem de Mal de Alzheimer.

Fotos: Reprodução/Edouard Taufenbach

Fonte: BBC.

Anúncios

A Boa do Dia

Menina corajosa, de 6 anos, corre para casa em chamas para salvar sua mãe e seus irmãos adormecidos.

Publicado

em

Uma corajosa estudante foi elogiada por seu raciocínio rápido depois de entrar correndo na casa de sua família em chamas para salvar sua mãe e irmãos adormecidos.

Olivia Patterson, de seis anos, estava brincando ao ar livre com uma amiga quando percebeu que sua casa geminada em Riccall, North Yorkshire, estava em chamas.

Coragem

Ela correu para dentro da propriedade onde encontrou sua mãe Laura, 29, dormindo no sofá junto com seus irmãos Joel-James, um, e Tiffany, dois. Graças às ações de Olivia, os três foram acordados e conseguiram escapar ilesos do incêndio .

A avó de Olivia, Sadie Gelder, 54, expressou imenso orgulho pela jovem ‘incrível’ por resgatar sua família do incêndio. “Estamos absolutamente orgulhosos dela. Ela tem TDAH, então tem sido absolutamente incrível. Não podemos acreditar que Olivia libertou Laura – ela tem seis anos e correu em um prédio em chamas”, disse ela.

O incêndio começou na casa do vizinho de Laura no dia 4 de abril e rapidamente se espalhou pelo andar de cima de sua propriedade de três quartos. Uma investigação sobre a causa do incêndio está em andamento, mas suspeita-se que a culpa possa ser de um carregador de telefone.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

A Boa do Dia

Pague o quanto puder: restaurante faz sucesso pela forma que cobra a comida!

Publicado

em


O restaurante de Gloucestershire
, na Inglaterra, está repensando as relações com clientes, fornecedores e toda a economia alimentar para alimentar um ambicioso modelo de “pague conforme puder” que alimenta todos os que chegam, independentemente da capacidade de pagar.

Os números surpreendem

No ano passado, a Mesa Longa alimentou cerca de 20 000 pessoas a preços abaixo do custo – muitas delas gratuitamente, sem perguntas – ao mesmo tempo que resgatou 3,4 toneladas de alimentos destinados ao lixo e pagou aos fornecedores locais preços justos pelo resto.

Nenhum trabalho no restaurante é feito por voluntários. O dinheiro foi suficiente para empregar 22 funcionários a tempo parcial e a tempo inteiro com pelo menos o salário real de subsistência.

Nossa prioridade

“Somos, na nossa forma mais simples, um restaurante”, diz Will North, gerente geral do The Long Table. “Mas na verdade o que somos é um restaurante incrível onde priorizamos ser um empregador com salários dignos reais. Além disso, nós priorizamos os tipos de fornecedores que não apenas priorizam o planeta, mas também as pessoas.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

A Boa do Dia

Bebê encontrada em cima de árvore em Gaza é adotada por pediatra e está linda.

Publicado

em

Com alguns dias de vida e desesperadamente magra, a bebê Malak, foi encontrada em uma árvore, depois que sua casa foi destruída.

A pequena foi levada ao Hospital dos Emirados, na cidade de Rafah , no extremo sul de Gaza . Sua família foi dada como morta, então os médicos a chamaram de “Desconhecida”.  

Acesse nosso canal no YouTube

Novo destino

Hoje, a gordinha de 6 meses é a estrela das enfermarias onde sua tutora de fato, Amal Abu Khatleh, 32 anos, trabalha como pediatra. Enquanto Abu Khatleh carrega Malak, que significa anjo em árabe, pelas instalações. Enquanto caminha ganha beijos e abraços dos membros da equipe.

Um verdadeiro Milagre

Pouco depois de ela ter sido levada ao Hospital Al-Shifa , no norte de Gaza, para tratamento, o Dr. Nasser Bolbol, chefe da unidade neonatal, disse à NBC News que, com base no cordão umbilical, ele acreditava que Malak tinha apenas 2 dias de vida. 

Anúncios

Bolbol acrescentou que ele e seus colegas pensaram que ela havia sido capturada por um anjo, o que inspirou seu nome. “Quando vejo esse bebê sem familiares, fico muito triste. Muito triste”, disse ele, parado ao lado da incubadora.  

O caso tocou muito toda a equipe do hospital e foi Amal Abu Khatleh, de 32 anos, a responsável por dar uma segunda chance para a bebê. A pediatra desenvolveu um vínculo com a criança ao longo do tratamento. “Quando contei aos meus pais, eles ficaram muito entusiasmados com a ideia e disseram que não havia problema”, contou a médica.

Fonte

Continue lendo

Destaques