Bebês prematuros precisam de cuidados redobrados, além de, na maioria dos casos, terem uma saúde muito frágil. Sharon Grant deu à luz à pequena Pixie na sua 28ª semana de gestação. A bebê teve problemas na gestação com o cordão umbilical e a placenta e não estava crescendo; justamente por isso o parto teve que ser feito.
Ela nasceu pesando apenas 500 gramas, mal cabia na palma de uma mão. Tão pequena que os médicos não esperavam que Pixie sobrevivesse a sua primeira hora de vida. Além disso, havia um agravante: o hospital não contava com equipamentos suficientes para mantê-la viva.
Solução inusitada:
Mas, foi então que um dos médicos teve uma ideia: ele pensou em uma forma de manter a temperatura corporal da bebê estabilizada, mesmo sem os equipamentos necessários. Usando um saco para sanduíches! Diferente, não é mesmo? Mas sua proposta era perfeita e deu muito certo. Os especialistas colocaram a recém-nascidas dentro do saco plástico, para depois levá-la para a UTI Neonatal.
Embora pareça estranha em um primeiro momento, a técnica já foi utilizada outras vezes. Colocar o bebê em um saco plástico e cobri-lo com cobertores é mais eficaz do que dar calor a ele, pois sua pele é muito fina e se desidrata com facilidade.
“Agora é um procedimento padrão em que o corpo molhado do bebê é colocado em uma bolsa sob um radiador. Isso cria um efeito estufa e garante que a temperatura corporal adequada seja mantida durante a primeira hora de nascimento até que o bebê seja colocado em uma incubadora “, diz o consultor de neonatologia no hospital.
Sharon preciso esperar 18 dias para enfim ter a filha nos braços e esse primeiro encontro não poderia ter sido mais emocionante, embora cheio de cuidados:
“Nós entramos e saímos do hospital muitas vezes desde que nos deixaram ir para casa, e ela não pode estar cercada por outras pessoas, porque se ela ficar com frio ela precisa de oxigênio novamente. Mas no momento ela está indo muito bem, ela parece muito bonita e saudável “, disse Sharon.
Agora, a pequena Pixie está com 5 meses e cada dia maior. Tudo isso graças a um simples objeto que foi capaz de salvar a sua vida!
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Lavoz Del Muro