Acadêmicos do King’s College London descobriram que ouvir pássaros, vê-los e ter encontros comuns com pássaros melhorou o humor das pessoas que sofrem de depressão e também da população em geral.
O estudo acompanhou cerca de 1.300 pessoas ao longo de seus encontros diários com pássaros. O acompanhamento foi através de um aplicativo de smartphone chamado Urban Mind.
As pessoas estavam na Grã-Bretanha, Europa, Estados Unidos, Austrália e China.
Os participantes do estudo registraram como estavam se sentindo: se estavam estressados ou felizes, se podiam ver árvores e se podiam ver ou ouvir pássaros.
As pontuações médias de bem-estar mental aumentaram quando as pessoas viram ou ouviram pássaros. Mesmo, pessoas que haviam sido diagnosticadas anteriormente com depressão.
“Precisamos criar e apoiar ambientes, principalmente urbanos, onde a vida das aves seja uma presença constante, disse Andrea Mechelli, professora do King’s College London.
Ele disse que era importante aprender que os pássaros têm um efeito positivo em pessoas com depressão.
Adrian Thomas, autor do Guia para o canto dos pássaros da Royal Society for the Protection of Birds’ , disse que o relatório faz sentido, já que as pessoas geralmente relatam que o canto dos pássaros traz sentimentos de alegria.