Natureza Incrível

Árvores centenárias surpreendem cientistas ao brotarem após um incêndio devastador.

Publicado

em

Depois que as árvores chamadas sequoias, da Califórnia foram queimadas por um incêndio devastador, os cientistas não imaginaram que elas udessem se recuperra.

Mas, o que eles não sabiam era que essas árvores de centenas de anos tinham um truque em seus troncos e utilizavam reservas profundas de energia em suas raízes para brotar novas plantas semanas depois de terem sido carbonizadas.

O incêndio

A história começa depois que um raio provocou um incêndio no Parque Estadual Big Basin Redwoods, na Califórnia, durante os primeiros anos da recente seca. Os cientistas estavam preocupados com as árvores antigas, mas também sabiam que elas evoluíram para lidar com o fogo ao longo de milhões de anos.

Esqueça sua casca grossa e peluda, que funciona como um casaco de bombeiro – o fogo ardia até o topo, queimando todas as agulhas ao longo do caminho e assustando os cientistas, fazendo-os pensar que nunca se recuperariam.

Foi chocante

“Foi chocante”, disse Drew Peltier, ecofisiologista de árvores da Northern Arizona University, à Science Magazine. “Realmente parecia que a maioria das árvores iria morrer.”

Anúncios

Embora finas, as agulhas de pinheiro de uma sequoia contêm todo o equipamento necessário para a fotossíntese, e quando o fogo queimou todas elas, não estava claro como a árvore criaria energia para si mesma, mas um novo artigo publicado por Peltier e seus colegas mostra que novas os botões permaneceram dormentes por muito tempo sob a casca dessas árvores, e os açúcares produzidos pela fotossíntese décadas atrás foram usados ​​para fornecer energia a esses botões para a luz solar.

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile