Connect with us

Ciência e saúde

Alternativas naturais mostram-se as mais eficazes na hora de tratar a pressão alta

Published

on

Pressão arterial pode ser controlada com pequenos hábitos do dia a dia

É comum encontrarmos pessoas que sofrem de pressão arterial, se não, somos nós mesmos que vivemos com esse problema. A hipertensão, como também é chamada, pode ter a mínima entre 9 e 10 e, se você for ao médico pela primeira vez, ele certamente não indicará remédio, e sim, outros hábitos de vida.

Bom, a gente nunca acha que mudar algo em nosso dia a dia realmente vai ajudar algo sério em nosso corpo, mas quem realmente cria coragem para mudar, não reclama nada dos resultados posteriores.

Desta forma, antes de começar a fazer tratamento com remédios, a pessoa deve sempre repensar em como está levando a sua vida. Pequenos atos podem mudar para sempre o futuro. De acordo com médicos, é aconselhável, assim que você for diagnosticado com hipertensão, evitar o sal, o cigarro e a bebida alcoólica.

De acordo com um estudo realizado com mais de 400 adultos e publicado na edição de novembro do periódico Journal of the American College of Cardiology, combinar uma alimentação com baixos níveis de sal com a dieta DASH, diminui consideravelmente a pressão arterial.

Dieta DASH

A dieta DASH tem como intuito “barrar a hipertensão”. Ela prioriza muito alimentos ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio e cálcio, como frutas – principalmente as vermelhas – legumes e verduras, como brócolis, oleaginosas, como a castanha-do-pára, carnes magras e iogurte. A próxima parte é evitar açúcar, sal e alimentos industrializados, que aumenta o risco de pressão alta.

Depois, vem aquilo que sempre ouvimos, mas nunca damos atenção: a prática de exercícios físicos. Controlar o peso e o estresse podem ajudar a manter sua pressão em dia. As melhores atividades para esses casos são as aeróbicas, como corrida ou natação. Com exercícios, os vasos sanguíneos ficam mais relaxados e a perda de peso é garantida. Esses resultados contribuem bastante para a redução da pressão alta.

Xô, estresse!

Já para controlar o estresse é necessário um tempo para poder dormir bem, algo que contribui muito para a evolução do nosso humor. O motivo é bem simples: enquanto você está em seu mais profundo sono, os hormônios que controlam a circulação são produzidos. Então, se você dorme mal ou menos tempo do que o necessário, o nível dessas substâncias cai e o fluxo sanguíneo é automaticamente afetado.

Se você tem a pressão alta, sabe muito bem que o estresse aumenta ela ainda mais. O sono é importante, mas se ainda não funciona com você, é importante realizar técnicas de relaxamento ou, inclusive, procurar um terapeuta.

Esses hábitos podem, sim, controlar sua pressão arterial, portanto, os medicamentos podem servir para apenas relaxar os vasos sanguíneos. Mas se for ao contrário e você viver apenas com o controle de remédios, logo perceberá que sua pressão nem sempre estará bem, pois é importante manter os medicamentos, mas também mudar o estilo de vida para que pressão não ultrapasse os valores normais de 12 por 8. Vale a pena tentar, não acha?

 

Fonte: UOL

 

Ciência e saúde

Alerta: ficar acordo após a meia noite traz sérios danos à saúde.

Published

on

Muitas evidências mostram que a falta de sono causa distúrbios a longo prazo tanto para a saúde física como mental. Isso acontece porque a mente humana funciona de maneira diferente quando permanecemos acordados à noite. 

Depois da meia-noite, as emoções negativas tendem a atrair mais nossa atenção do que as positivas, as ideias perigosas crescem em apelo e as inibições desaparecem.

Uma pesquisa publicada na Frontiers in Network Psychology acham que o ritmo circadiano humano  está fortemente envolvido nessas mudanças críticas na função.

Os sistemas cerebrais funcionam de maneira diferente após o anoitecer.

A chamada  ‘Mente depois da meia-noite’, sugere que o corpo humano e a mente humana seguem um ciclo natural de 24 horas de atividade que influencia nossas emoções e comportamento.

Em suma, em certas horas, nossa espécie tende a sentir e agir de certas maneiras. Durante o dia, a atividade cerebral são sintonizados com a vigília. Mas à noite, nosso comportamento usual é dormir.

Do ponto de vista evolutivo, isso, é claro, faz sentido. Os humanos são muito mais eficazes na caça e na coleta à luz do dia e, embora a noite seja ótima para descansar, os humanos já corriam maior risco de se tornarem caçados.

E hiperfoco no negativo pode alimentar um sistema de recompensa/motivação alterado, tornando uma pessoa particularmente propensa a comportamentos de risco.

Adicione a perda de sono à equação e esse estado de consciência só se torna mais problemático.

O suicídio, surge como uma fuga da solidão e da dor. E as substâncias ilícitas ou perigosas também são mais consumidas pelas pessoas à noite. 

Alguns desses comportamentos podem ser explicados pelo débito de sono ou pela cobertura que a escuridão oferece, mas provavelmente também há mudanças neurológicas noturnas em jogo.

Fonte: Frontiers in Network Psychology . 

Continue Reading

Ciência e saúde

Ela mudou sua vida gradualmente, não de uma vez. E funcionou!

Published

on

Newman não tentou uma revisão total do estilo de vida. Ela deu um passo de cada vez. Essa é nossa dica pra você hoje.

  1. Ela substituiu refrigerante por água . Essa mudança significou que ela também reduziu o álcool, uma vez que a levou a parar de beber refrigerante misturado com licor.
  2. Ela desistiu do fast-food. “Eu honestamente comi fast food quatro vezes nos últimos dois anos. Mesmo quando vamos ao atletismo [da nossa filha], eu embrulho lanches, para não ir ao estande de concessão. Quando viajamos para o nosso negócio, eu carrego escolhas saudáveis ​​para mim, então quando outras pessoas estão parando no McDonald’s eu não preciso. Fast food é coisa do passado”, disse ela.
  3. Ela começou a andar. Sua filha, atleta, se machucou e precisou começar a nadar como parte de sua recuperação. Newman conseguiu uma adesão familiar ao YMCA local e começou a andar na esteira: “Eu só conseguia fazer um pouco de cada vez, em um ritmo muito lento. Não havia realmente outra escolha a não ser caminhar.

E não parou por aí

  1. Ela gravou o que comeu com seu aplicativo Fitbit.  
  2. Ela e o marido começaram a caminhar novamente. “Gosto de estar na natureza e estar ao ar livre”, disse ela. “Então essa foi uma das minhas motivações – ser capaz de sair e fazer coisas”, disse ela. “Começamos a caminhar muito e o peso caiu de forma bastante constante.”
  3. Ela desistiu das horas de dormir à meia-noite . Agora, ela se entrega às 22h. E porque ela viu como o álcool estava mudando seus padrões de sono, se ela bebe, é muito mais cedo.
  1. Ela permaneceu consistente com sua atividade física e nutrição. “Manter minha saúde como prioridade, mesmo quando minha agenda não estava normal, era importante. Com consistência, tudo se tornou um hábito. Mesmo nas férias, eu estava consciente das minhas escolhas alimentares e atividades para não sair da minha rotina”, disse ela. “Durante os momentos em que a escala não se movia, permaneci consistente sabendo que o quadro geral envolvia muito mais.”

Fonte

Continue Reading

Ciência e saúde

Galáxia ‘Roda de Carro’ é captura pelo telescópio James Webb

Published

on

Essa é a primeira vez em que é possível ver com uma nitidez sem precedentes a rara galáxia anelar. Isso, porque o telescópio Webb, lançado em dezembro de 2021, tem maior alcance para conseguir as fotografias.

A capacidade do Webb para detectar a luz infravermelha permitiu que ele atravessasse “um enorme quantidade de poeira quente” que atrapalhava a vista da galáxia da Roda de Carro, afirmaram a Nasa e a ESA.

Dessa forma, o telescópio revelou novos detalhes sobre a formação de estrelas na galáxia, assim como o comportamento do buraco negro supermaciço em seu coração, acrescentaram as agências espaciais.

Também foi possível detectar regiões ricas em hidrocarbonetos e outras substâncias químicas, bem como uma poeira similar à da Terra.

Fonte

Continue Reading

Destaques