Ao assistirmos televisão somos bombardeados com anúncios publicitários de inúmeros produtos e alimentos. Especialmente nos horários de maior audiência que as empresas disputam para chamar a atenção do público. Os publicitários utilizam cada vez mais técnicas para atrair a nossa atenção e na maioria das vezes acabamos cedendo. Como resistir quando aquele Big Mac aparece maravilhosamente em nossas telinhas e nos faz querer ir ao mesmo instante em um McDonald’s consumir umas calorias.
Entretanto isso pode fazer um mal danado a nossa saúde. Um estudo apontou que esses anúncios de comida fazem com que não resistamos e assim calorias extras são adquiridas.
A pesquisa também sugere que os adolescentes consomem mais 270 calorias por semana para cada anúncio de alimentos ou bebidas não saudáveis que eles se lembraram ao assistir na televisão, acima de uma média semanal de seis anúncios de lixo eletrônico. As calorias adicionais são equivalentes a comer mais dois pacotes de batatas fritas ou um hambúrguer McDonald’s a cada semana. Ao longo de um ano, isso acrescenta até 14.000 calorias adicionais.

Como foi feita a pesquisa
Pesquisadores da Cancer Research UK e da Universidade Stirling questionaram 3.348 jovens britânicos de 11 a 19 anos sobre a exibição de televisão e o que comeram no último mês. Os primeiros resultados apontaram que as crianças saudáveis poderiam recordar uma média de seis anúncios de televisão para alimentos ou bebidas não saudáveis por semana, enquanto as crianças obesas poderiam se lembrar de sete.
As crianças obesas também observaram uma média de cerca de 45 minutos a mais de televisão por dia do que crianças saudáveis. Ver mais anúncios de comida em meios de transmissão foi correlacionado com o maior consumo de alimentos e bebidas não saudáveis, de acordo com o principal autor do estudo, Christopher Thomas.
Esses tipos de anúncios foram banidos de programas infantis em uma tentativa de parar o aumento das taxas de obesidade infantil. No entanto, eles ainda são exibidos durante programas familiares de grande audiência. Isso faz com que os jovens ainda tenham acesso as essas propagandas e sejam influenciados.
Os números alarmantes chamam a atenção para um fenômeno que está acontecendo em inúmeros países. A importância da saúde dos nossos jovens é essencial para que um futuro melhor seja construído.
Fonte: DAily MAil











