Moringa é conhecida como a “árvore da vida” e possui mais nutrientes do que muitos alimentos
Moringa, ou “árvore da vida”, é uma planta com uma ampla gama de usos medicinais e alto valor nutricional. Os incríveis benefícios para a saúde da planta Moringa oleifera foram reconhecidos e usados em culturas de várias partes do mundo por milhares de anos.
Só recentemente ganhou popularidade nos mercados dos EUA e da Europa. Além disso, “foi reconhecido pelos Institutos Nacionais de Saúde como o botânico do ano de 2007, e elogiado novamente em 2011 e 2012.”

Esta planta milagrosa é nativa do norte da Índia, Paquistão, região do Himalaia, África e Arábia, e também é conhecida como árvore de coxa ou raiz-forte. Moringa oleifera é uma rica fonte de vitaminas, minerais, proteínas, beta-caroteno, aminoácidos e vários compostos fenólicos.
Como dito anteriormente, esta planta possui uma ampla gama de propriedades saudáveis, podendo “atuar como estimulantes cardíacos e circulatórios, possuir antipirético, antiepiléptico, anti-inflamatório, antiulceroso, antiespasmódico, diurético, anti-hipertensivo, redutor de colesterol, antioxidante, anti atividades anti-diabéticas, anti-helmínticas, antiurolitiati, hepatoprotetoras, antibacterianas e antifúngicas. ”

Todas as suas partes são ricas em nutrientes e comestíveis. As folhas de moringa são consumidas na forma de saladas frescas, bebidas ou no vapor, como espinafre. Suas flores são ricas em potássio e cálcio, e são muito nutritivas.
No Brasil, é possível encontrar a Moringa em casas especializadas em produtos naturais ou até mesmo na internet. Por aqui, ela só é comercializada em forma de folhas secas, sementes e em cápsulas.
Folhas de moringa
Embora todas as suas partes sejam benéficas e saudáveis, a parte mais utilizada são as folhas que recebem maior atenção do mercado, principalmente por seu uso na redução da pressão alta, na eliminação do peso da água e na redução do colesterol.
Estas folhas contêm 7 vezes a vitamina C encontrada nas laranjas, 4 vezes o cálcio no leite, 4 vezes a vitamina A nas cenouras, 2 vezes a proteína do iogurte, 25 vezes o ferro no espinafre e 3 vezes o potássio nas bananas.
Dizem que suas folhas contêm:
- 1271% da dose diária de ferro
- 272% da dose diária de vitamina A
- 22% da dose diária de vitamina C
- 5% da dose diária de cálcio
- 61% da dose diária de magnésio
- 41% da dose diária de potássio
Além disso, vários estudos mostram que as folhas de moringa possuem atividades antitumorais e anticâncer, em parte devido a um composto chamado niaziminina.

As folhas tratam febres, bronquite, infecções nos olhos e ouvidos, bem como inflamação da membrana mucosa. O teor de ferro das folhas é alto, e eles são prescritos para anemia nas Filipinas.
- Chá da folha trata úlceras gástricas e diarréia.
- Folhas esfregadas contra o templo podem aliviar dores de cabeça.
- Para parar de sangrar de um corte raso, aplique um emplastro de folhas frescas.
- Existe um efeito anti-bacteriano e anti-inflamatório quando aplicado a feridas ou picadas de insetos.
- As folhas secadas de Moringa tratam a diarreia em Malawi, África.
- Extratos de folhas podem ser usados contra queixas de pele bacteriana ou fúngica.
Sementes de moringa
As sementes de moringa são usadas por suas propriedades antibióticas e anti-inflamatórias para tratar cãibras, doenças sexualmente transmissíveis, artrite, reumatismo, gota e furúnculos.
Elas também podem ser usadas como um relaxante para a epilepsia. As sementes devem ser torradas, esmagadas, misturadas com óleo de coco e aplicadas na área problemática.

As sementes de moringa contêm o potente antibiótico e fungicida terigosspermina, por isso são eficazes contra bactérias infecciosas da pele, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.
O óleo de semente pode ser usado para as mesmas doenças que as sementes. Sementes torradas e óleo podem estimular a micção.
Fonte: ANK RAH












