Ao contrário do que muita gente pensa, morcegos são, em sua maioria, dóceis e podem até ser muito fofos!
Morcegos. Só de ler esse nome, qual imagem vem na sua cabeça? Uma animal sanguinário? Vampiro? Batman? Transmissor de raiva? Ok, tudo bem, talvez essas ideias sejam parte do senso comum já. Mas sabia que apenas 1% deles possuem (e são capaz de passar) raiva? E que apenas 3 espécies (das mais de mil que existem) se alimentam de sangue? A maioria prefere no seu cardápio algumas frutas deliciosas e alguns pequenos insetos. Nada ofensivo, não é?
Uma boa informação a ser dada é que a nossa espécie não faz parte do cardápio de nenhum animal, exceto em casos extremos (como quando eles não tem outras opções ou estão em extrema fome). Ou seja, se o morcego estiver entre escolher uma galinha e você, por exemplo, com certeza se ele for hematófago (que se alimenta de sangue) escolherá o primeiro. Isso porque todos os animais preferem espécies que estejam em seu habitat. Porém, quando o ambiente está fragilizado e destruído, a alternativa que eles encontram é buscar outro local que possa oferecer alimento e possibilidade de reprodução.
Quanto à raiva, é verdade que os morcegos são capazes de transmiti-la, mas qualquer mamífero pode! Inclusive aqueles que temos mais contato, como gatos e cachorros. Isso ressalta a importância da vacinação. Além disso, quem mais transmite seriam os que se alimentam de sangue, que como já dito nesse texto não chegam nem a ser 1%.

Caso você encontre algum animal que ofereça perigo, o conselho é manter distância e contatar o Centro de Zoonoses.
Infelizmente somos acostumados a julgar pela aparência, de um modo geral e em todos os lugares. E o maior preconceito começa com o fato de o morcego não se encaixar em um padrão de beleza comum a sociedade.
E eles ainda são essenciais em nosso ecossistema!
Mas o que pouca gente sabe é que os morcegos são capazes de controlar o número de proliferação de diversas espécies, inclusive aquelas capazes de nos transmitir doenças graves e causar grandes prejuízos econômicos. Como é o caso de ratos, mosquitos e pragas de plantação em geral. E também é graças a eles, que existe uma polinização eficiente de diversas plantas. Quando eles espalham as sementes, eles auxiliam na recomposição de ambientes destruídos. Só para ilustrar melhor, aproximadamente dois terços das plantas tropicais são polinizadas por morcegos – e algumas, são polinizadas somente por eles!
Logo percebe-se que os morcegos são animais mais do que importantes para a manutenção da vida de diversos ambientes e espécies, não é? (Isso inclui a nossa).

Praticamente inofensivos, é triste a realidade deles. Muitos acabam sendo mortos em decorrência de preconceito alheio e pela falta de conhecimento sobre seu papel e sua importância.
Para ajudar a quebrar essa ideia pré estabelecida sobre eles, separamos algumas fotos para você ver como, na verdade, eles são fofos!




O que você achou?
(FONTE: Bored Panda)


