Você sabia que o seu corpo precisa de um mineral que quase não é encontrado em terras brasileiras? Por mais estranho que pareça, este mineral é o magnésio. Talvez você estranhe esta informação por conta do nome que faz pensar ser algo tóxico. Porém, esta substância que é armazenada nos ossos, é essencial para que o corpo fique mais forte e resistente.
Muitos órgãos do corpo utilizam a substancia, especialmente o coração, os rins e os músculos. Entretanto, a carência é muito difícil de ser diagnosticada, uma análise de sangue não serve para identificar a falta do mineral, já que apenas 1% é concentrado no sangue. Por isso, uma pessoa que esta sem magnésio o suficiente no corpo não terá um diagnóstico. Esta é a razão pela qual o problema da carência de magnésio foi apelidado de “deficiência invisível”.
Contudo, 80% da polução brasileira sofre com esta deficiência já que o mineral é majoritariamente encontrado no solo de terras vulcânicas. Portanto, obviamente o Brasil tem um solo muito pobre em magnésio.
Os principais sintomas da falta do magnésio são: perda do apetite, constipação, dores de cabeça, vertigem e tontura, náuseas, fraqueza e cansaço constante, pressão no peito e dificuldade em engolir, com sensação de “caroço” na garganta, tremores e insônia. Se a falta for muito grande, os sintomas serão mais fortes: cãibras frequentes, fotofobia (sensibilidade à luz), visão turva, intumescimento e formigamento nas extremidades, convulsões, mudança de humor, alucinações e delírio, ritmo cardíaco anormal e degeneração da cartilagem.
Para ter uma ideia se você esta assimilando uma boa quantidade de magnésio, faça o “teste do intestino”: você sabe quando seu corpo tem muito magnésio quando as fezes tornam-se “frouxas”. Portanto, a prisão de ventre pode ser um sinal da deficiência.
Se você se importa em aumentar os níveis de magnésio no seu corpo, consuma sucos verdes, coma alimentos orgânicos, tente consumir alimentos crus, exceto carnes, evite bebidas alcóolicas, já que elas diminuem a absorção da vitamina D e consequentemente do magnésio.