Manchas na pele pode ser sinal de diabetes. Conheça outros 7 sintomas
A diabetes é um grupo de doenças que resultam em muito açúcar no sangue, alto nível de glicose no sangue. Existem vários tipos desta doença, porém, as mais comuns são:
-
Diabetes tipo 2Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).
-
Diabetes tipo 1Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
-
Pré-diabetesCondição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.
-
Diabetes gestacionalAltos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.Fonte: OMS (Organização Mundial de Saúde)

Der acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 14 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a diabetes e uma grande quantidade delas não faz ideia de que tem a doença.
A razão dessa falta de conhecimento é que a enfermidade possui sintomas silenciosos e que podem ser confundidos com outras doenças.
Por causa disso, é sempre bom ficar atento aos sinais que seu corpo está dando de que as coisas não estão muito bem.
Confira alguns deles:
Sintomas de diabetes
- Sempre com sede e muito xixi
A desidratação é um dos principais sintomas da diabetes, o que causa que você urine cada vez mais e, consequentemente, tenha muito mais sede.
- Necessidade de óculos

Por causa da diabetes, os olhos podem desenvolver uma película de açúcar que causa a vista turva e granulada. Visão cansada também é um dos sintomas.
- Hálito desagradável
Diabetes quando não tratada, estimula a queima de gordura ao invés da glicose, causando liberação de cetonas, que contribuem para o mau odor. Além disso, a desidratação contribui para que o hálito fique mais desagradável.
- Machucados que demoram para serem curados
A dificuldade na cicatrização é a principal característica da diabetes. O motivo disso, é a falta de circulação do sangue que causa machucados que o paciente pode nem sentir. Em muitos casos, alguns membros podem precisar ser amputados.
- Perda de peso
Pode parecer estranho, pois a doença está quase sempre associada ao sobrepeso e à obesidade, mas a perda de peso acontece por causa do fato de que, devido à resistência à insulina, as células do corpo não recebem o açúcar e para compensar acabam por queimar gordura na tentativa de ter energia.
- Cansaço constante

A açúcar é o responsável por nos dar energia, como o paciente não tem a glicose distribuída corretamente, o organismo fica com uma escassez de energia. Caso este sintoma venha acompanhado de outro dessa lista, é melhor ficar atento.
- Problemas na saúde íntima
Se você vem apresentando constantes infecções em suas partes íntimas, deve ficar atento. O alto nível de açúcar no corpo cria um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos.
- Manchas na pele

O escurecimento de algumas regiões do corpo como nuca e axilas podem ser sinais de resistência à insulina. Este é um sinal também de desidratação, que, como citado anteriormente, é sintoma de diabetes.
Fonte: VIX












