Em clima de jogos olímpicos, nada melhor do que conhecer um pouco sobre outros países, não acham?
Por isso, nós decidimos reunir países que você provavelmente nunca ouviu falar e que estão participando esse ano nas Olimpíadas. Será que você conhece algum deles?
Vamos lá:
1. Comores

Já ouviu falar? Duvido. Para quem não sabe, Comores é um país formado por ilhas no Oceano Índico que fica próximo à costa do continente africano. Se você nunca soube desse país antes, talvez você conheça seus vizinhos: Seychelles, Tanzânia, Moçambique, Madagascar e a francesa Mayotte. Agora sim, hein?!
Para você ter uma ideia, Comores tem menos do que um milhão de habitantes e conta com três línguas oficiais: o árabe, o francês e o comoriano. Além disso, a religião que predomina é o islã.
O país, como você deve ter visto na foto, conta com lindas praias de um azul-turquesa incrível que são perfeitas para mergulho. Infelizmente, Comores ainda não é reconhecido como um destino dos turistas. Quem sabe você não é o primeiro a visitar? 😛
Comores nas olimpíadas: o país conta com atletas no atletismo e na natação.
2. Djibuti

É também um país pequeno no continente africano, mas não é ilha, mas está no litoral, na boca do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, no nordeste da África. Para você que nunca tinha ouvido falar em Djibuti, os países com que ele faz fronteira são Etiópia, Somália e Eritreia (essa que também está nos jogos olímpicos).
Djibuti já foi colônia francesa e território francês ultramar e grande parte do território é totalmente desértica. Além disso, as línguas oficiais são o árabe e o francês e a população, que é abaixo de um milhão de habitantes, também é de maioria islâmica.
E quem sabe você não faz uma visita à ilha paradisíaca Moucha Island que faz parte do país?
Djibuti nas olimpíadas: Ele conta com atletas no atletismo, natação e um no judô
3. Palau

Esse talvez você já tenha ouvido falar em algum momento (já falaram de Palau no filme “Viagem 2: A Ilha Misteriosa), mas vamos falar um pouquinho mais dele. Palau é um pequeno país na Micronésia, no Oceano Pacífico e relativamente perto das Filipinas. Sua capital é Melekok, mas a cidade/ilha que a maioria conhece e que é mais populosa é Koror com cerca de 11.000 habitantes. O país tem aproximadamente 20.000 habitantes.
É um lugar ótimo para aproveitar as praias com águas de azul turquesa e areia branquinha além de mergulhos incríveis. Da até para nadar com águas-vivas que não queimam. Ah, e o idioma é o inglês e o palauano e a moeda, o dólar americano. Já fez as malas?
Palau nas Olimpíadas: Há atletas no atletismo, na natação, na luta olímpica e na canoagem.
4. San Marino

Sim, San Marino fica na Itália. O país é pequeno, de apenas 61 km² e 30 mil habitantes e é o Estado soberano mais antigo do mundo, fundado em 301. Ele pode não ser muito conhecido por nós brasileiros, mas é o turismo a maior fonte de renda dele. Além de ele ter a maior renda per capta da Europa. Sua língua oficial é o italiano e a moeda o Euro.
San Marino nas Olimpíadas: O país está competindo com atletas nas modalidades de atletismo, tiro esportivo e judô.
5. Suazilândia

Ele provavelmente passa batido no mapa, principalmente por se misturar à África do Sul. E acredite se quiser, Suazilândia é uma monarquia, uma das poucas no continente africano e faz fronteira com Moçambique. As língua do país são o inglês e o suázi e foi só em 68 que ele se tornou independente do Reino Unido.
Por incrível que pareça, o país que é predominantemente cristão, aceita naturalmente a poligamia (homens chegam a ter em média cinco companheiras).
Caso você queira conhecer um dia, Suazilândia é um lugar rico de cultura onde geralmente se encontra hipopótamos, zebras, antílopes e até leões e macacos.
Suazilândia nas Olimpíadas: Conta com dois atletas nesses jogos, na modalidade do atletismo.
6. Tajiquistão

O Tajiquistão é um país da Ásia Central que faz fronteira com o Afeganistão, Usbequistão, Quirguistão e China. Ele já fez parte da União Soviética e a língua falada no país é o tajique, variedade da língua persa (da mesma forma como o Afeganistão). Além disso, as principais religiões são a Igreja Ortodoxa Russa e a Ucraniana.
Se você pensa em conhecê-lo, saiba que 90% de seu território é formado por montanhas, com imagens maravilhosas.
Tajiquistão nas Olimpíadas: O país tem atletas no judô, no boxe, no atletismo e na natação.
7. Vanuatu

Será mesmo que você nunca ouviu falar de Vanuatu? Bem, se você não sabe, um arquipélago que fica na Melanésia e o país mais conhecido com quem ele faz fronteira marítima é Fiji. Aliás, França e Reino Unido já chegaram a administrar as ilhas de Vanuatu conjuntamente. Assim, é claro, as línguas oficiais são o inglês, o francês e o bislama (idioma crioulo vindo do inglês).
Você, querido turista, deve saber que as ilhas têm origem vulcânica e muitos vulcões estão ativos. Então, se você tem muita vontade de ver um vulcão expelindo lava, Vanuatu é com certeza o seu destino. Vai que é tua.
Vanuatu nas Olimpíadas: Há atletas competindo no tênis de mesa, no remo, no judô e no boxe.
E aí? Curtiu? Já tinha ouvido falar de algum deles ou já visitou algum deles? Conta pra gente como foi a experiência.
B. Ponzio
Fotos: Flickr – CC












