7 países que estão nas Olimpíadas que você nunca tinha ouvido falar
Em clima de jogos olímpicos, nada melhor do que conhecer um pouco sobre outros países, não acham?
Por isso, nós decidimos reunir países que você provavelmente nunca ouviu falar e que estão participando esse ano nas Olimpíadas. Será que você conhece algum deles?
Vamos lá:
1. Comores

Já ouviu falar? Duvido. Para quem não sabe, Comores é um país formado por ilhas no Oceano Índico que fica próximo à costa do continente africano. Se você nunca soube desse país antes, talvez você conheça seus vizinhos: Seychelles, Tanzânia, Moçambique, Madagascar e a francesa Mayotte. Agora sim, hein?!
Para você ter uma ideia, Comores tem menos do que um milhão de habitantes e conta com três línguas oficiais: o árabe, o francês e o comoriano. Além disso, a religião que predomina é o islã.
O país, como você deve ter visto na foto, conta com lindas praias de um azul-turquesa incrível que são perfeitas para mergulho. Infelizmente, Comores ainda não é reconhecido como um destino dos turistas. Quem sabe você não é o primeiro a visitar? 😛
Comores nas olimpíadas: o país conta com atletas no atletismo e na natação.
2. Djibuti

É também um país pequeno no continente africano, mas não é ilha, mas está no litoral, na boca do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, no nordeste da África. Para você que nunca tinha ouvido falar em Djibuti, os países com que ele faz fronteira são Etiópia, Somália e Eritreia (essa que também está nos jogos olímpicos).
Djibuti já foi colônia francesa e território francês ultramar e grande parte do território é totalmente desértica. Além disso, as línguas oficiais são o árabe e o francês e a população, que é abaixo de um milhão de habitantes, também é de maioria islâmica.
E quem sabe você não faz uma visita à ilha paradisíaca Moucha Island que faz parte do país?
Djibuti nas olimpíadas: Ele conta com atletas no atletismo, natação e um no judô
3. Palau

Esse talvez você já tenha ouvido falar em algum momento (já falaram de Palau no filme “Viagem 2: A Ilha Misteriosa), mas vamos falar um pouquinho mais dele. Palau é um pequeno país na Micronésia, no Oceano Pacífico e relativamente perto das Filipinas. Sua capital é Melekok, mas a cidade/ilha que a maioria conhece e que é mais populosa é Koror com cerca de 11.000 habitantes. O país tem aproximadamente 20.000 habitantes.
É um lugar ótimo para aproveitar as praias com águas de azul turquesa e areia branquinha além de mergulhos incríveis. Da até para nadar com águas-vivas que não queimam. Ah, e o idioma é o inglês e o palauano e a moeda, o dólar americano. Já fez as malas?
Palau nas Olimpíadas: Há atletas no atletismo, na natação, na luta olímpica e na canoagem.
4. San Marino

Sim, San Marino fica na Itália. O país é pequeno, de apenas 61 km² e 30 mil habitantes e é o Estado soberano mais antigo do mundo, fundado em 301. Ele pode não ser muito conhecido por nós brasileiros, mas é o turismo a maior fonte de renda dele. Além de ele ter a maior renda per capta da Europa. Sua língua oficial é o italiano e a moeda o Euro.
San Marino nas Olimpíadas: O país está competindo com atletas nas modalidades de atletismo, tiro esportivo e judô.
5. Suazilândia

Ele provavelmente passa batido no mapa, principalmente por se misturar à África do Sul. E acredite se quiser, Suazilândia é uma monarquia, uma das poucas no continente africano e faz fronteira com Moçambique. As língua do país são o inglês e o suázi e foi só em 68 que ele se tornou independente do Reino Unido.
Por incrível que pareça, o país que é predominantemente cristão, aceita naturalmente a poligamia (homens chegam a ter em média cinco companheiras).
Caso você queira conhecer um dia, Suazilândia é um lugar rico de cultura onde geralmente se encontra hipopótamos, zebras, antílopes e até leões e macacos.
Suazilândia nas Olimpíadas: Conta com dois atletas nesses jogos, na modalidade do atletismo.
6. Tajiquistão

O Tajiquistão é um país da Ásia Central que faz fronteira com o Afeganistão, Usbequistão, Quirguistão e China. Ele já fez parte da União Soviética e a língua falada no país é o tajique, variedade da língua persa (da mesma forma como o Afeganistão). Além disso, as principais religiões são a Igreja Ortodoxa Russa e a Ucraniana.
Se você pensa em conhecê-lo, saiba que 90% de seu território é formado por montanhas, com imagens maravilhosas.
Tajiquistão nas Olimpíadas: O país tem atletas no judô, no boxe, no atletismo e na natação.
7. Vanuatu

Será mesmo que você nunca ouviu falar de Vanuatu? Bem, se você não sabe, um arquipélago que fica na Melanésia e o país mais conhecido com quem ele faz fronteira marítima é Fiji. Aliás, França e Reino Unido já chegaram a administrar as ilhas de Vanuatu conjuntamente. Assim, é claro, as línguas oficiais são o inglês, o francês e o bislama (idioma crioulo vindo do inglês).
Você, querido turista, deve saber que as ilhas têm origem vulcânica e muitos vulcões estão ativos. Então, se você tem muita vontade de ver um vulcão expelindo lava, Vanuatu é com certeza o seu destino. Vai que é tua.
Vanuatu nas Olimpíadas: Há atletas competindo no tênis de mesa, no remo, no judô e no boxe.
E aí? Curtiu? Já tinha ouvido falar de algum deles ou já visitou algum deles? Conta pra gente como foi a experiência.
B. Ponzio
Fotos: Flickr – CC
