O cuidado com a natureza e referência em relação as fontes de energia alternativa, são alguns dos pontos em que a Costa Rica impressiona o mundo. Mas agora o país da América Central resolveu ser pioneiro ao optar por extinguir um local que, mesmo sendo considerado ponto turístico e interessante por muitos, nunca deveria ter existido: Zoológicos.
Foi decidido pelo governo que esses locais deverão ser fechados à partir do próximo sábado, dia 09, e os animais serão todos libertados!

Costa Rica é dona de uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas no mundo. Essa decisão do governo é uma inovação muito positiva, mas vai de encontro com uma lei amparada pelo Legislativo que permite o funcionamento durante 10 anos desses locais, ou seja, será uma mudança gradativa. Depois disso, os fechamentos serão obrigatoriamente imediatos.

O movimento conservacionista Treehugger, informou em sua página que o país irá procurar durante a próxima década, em diferentes locais do mundo, o habitat mais natural possível para que os animais que estão mantidos em cativeiro possam ter a possibilidade de vida saudável. A principal motivação para que essa decisão fosse tomada era de que o mundo saiba do respeito e cuidado da Costa Rica pelos animais selvagens.
René Castro, ministro do Meio Ambiente costa-riquenho, declarou que o país está conseguindo, de modo natural, entender que a interação com a biodiversidade deve ser à partir de parques botânicos e não dentro de jaulas.

“Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los”, afirmou Castro.
Todos os tipos de animais que estiverem em cativeiro e que não conseguirem se adaptar sozinhos em um ambiente natural, terão cuidado especial. As instalações de resgate e refúgio serão responsáveis por essa parte.
Eis uma ideia que poderia ser copiada no mundo inteiro!!!!!!












