Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Zika virus pode ser responsável por esterilidade e danos nos órgãos sexuais dos humanos

Um estudo realizado pelo Instituto Evandro Chagas, vinculado com o Ministério da Saúde, revelou que o vírus da zika pode ser capaz de causar a esterilidade e também sérios danos nos testículos.

Os testes feitos em ratos demonstraram que a contaminação resultou na diminuição considerável da quantidade de espermatozóides, afetou a mobilidade deles e o tamanho dos testículos, os quais em muitos casos atrofiaram.

Entretanto, para o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, ainda é cedo para afirmar que o vírus tem as mesmas consequências no seres humanos. Ele ainda destaca que são necessários mais estudos para entender melhor como o vírus atua no nosso corpo e também em outros animais.

Para entender mais afundo sobre o problema, um novo experimento está sendo realizado para verificar o impacto da esterilidade na copulação desses animais. Segundo o diretor, a única coisa que se pode afirmar é que há uma grande quantidade de vírus na excreção do esperma, demonstrando que o vírus da zika tem uma capacidade enorme de se replicar.

Essa replicação em ritmo acelerado faz com que as células sejam destruídas, provocando assim efeitos como a atrofiação dos testículos e outras consequências já citadas.

A melhor forma de evitar a contaminação do vírus e não correr o risco de contrair algum desses efeitos, mesmo que ainda não comprovados, é realizando a prevenção contra os mosquitos portadores da doença, seja através do uso de repelentes ou outros meios.

Imagens: Reprodução Internet

Rolar para o topo