Curiosidades

Você trocaria um quadro valioso por um sanduíche de queijo?

Published

on

Em 1970, a Lanchonete de Irene e Tony Demas, em Londres, servia um queijo cheddar de cinco anos com pão artesanal fresco, que atraía o paladar dos clientes. Mas, ninguém gostava mais daquele queijo grelhado, como John Kinnear. 

Kinnear adorava tanto o queijo grelhado do restaurante de Londres, que o pedia todos os dias, embora nem sempre pagasse em dinheiro. Os Demas eram bem conhecidos por trocar sua comida por quinquilharias de artesãos e comerciantes locais.

“Todo mundo apoiava todo mundo naquela época”, disse Irene ao Guardian , dizendo que o casal costumava trocar sopa grátis e um sanduíche por flores frescas. Dois tipos diferentes de nutrição, pode-se dizer.

Foi aí que John Kinnear e Tony Demas fizeram um acordo. John comeria quanto queijo quisesse e sempre pagaria com uma de suas obras de arte, sendo ele próprio um pintor e parte de uma comunidade artística, isso não seria um problema. E o acordo durou por muito tempo. 

Mal sabia Kinnear – ou qualquer um – que, eventualmente, ele daria aos Demas uma pintura que valeria o suprimento de queijos grelhados para uma vida inteira. 

Como tudo aconteceu

Um dia, Kinnear trouxe alguns trabalhos de um amigo chamado Maud Lewis . Apesar de viver em uma pobreza abjeta e sofrer de condições de saúde desafiadoras, Lewis criava pinturas coloridas e alegres usando quaisquer materiais que ela pudesse ter acesso, seja aquela tinta restante usada para barcos ou tábuas de madeira descartadas.

Uma pintura em particular atingiu a Irene então grávida de uma maneira profunda – uma imagem alegre de uma velha caminhonete preta cruzando um bairro, completa com uma casa amarela brilhante com um quintal forrado de flores. Irene escolheu a obra e a pendurou no quarto de seu filho esperado, onde permaneceu por 50 anos.

Como artista, Lewis nunca foi aclamada enquanto estava viva, mas ao longo dos anos sua arte ganhou destaque e houve até uma cinebiografia romântica sobre ela, estrelada por Sally Hawkins e Ethan Hawke

O filme fez com que o trabalho de Lewis “dobrasse e triplicasse de valor”, de acordo com Ethan Miller, diretor executivo e leiloeiro da Miller & Miller Auctions em New Hamburg, Ontário, que observou que a pintura do caminhão em particular era uma peça rara.

Logo, os Demases perceberam que eram donos da obra de um pintor agora famoso e colocaram a obra à venda . Posteriormente, foi leiloado por US $ 350.000. As cartas escritas entre Kinnear e Lewis – também vendidas em leilão – foram compradas por US$ 70.000. Nada mal para queijo grelhado grátis.

Destaques

Sair da versão mobile