As 7 etapas de um pedido de desculpas claro e sincero
1. Entenda por que você está arrependido.
Antes de dizer uma palavra, você deve saber exatamente por que está arrependido. Você precisa entender o que você fez ou disse e simpatizar com a outra pessoa. Entender por que você está arrependido é o primeiro passo. Sem essa parte do pedido de desculpas clara em sua mente, você não pode se desculpar de verdade.
2. Diga que sente muito.
Como dissemos no título, “Sinto muito” são duas das palavras mais poderosas que você pode proferir. Expressar que sente muito está entre as coisas mais importantes que você pode fazer quando ofendeu outra pessoa. É uma admissão de que você entende que cometeu um erro. No entanto, estas são apenas palavras que você deve dizer se estiver realmente arrependido. Pedir desculpas por algo sobre o qual você não está realmente arrependido diminui tanto as palavras que você diz quanto seu caráter.
3. Mostre que você entende por que está arrependido.
Embora seja importante dizer que você sente muito, não é suficiente por si só. Para se desculpar tão explicitamente quanto seu desrespeito foi, você precisa declarar claramente que entende por que está arrependido. Soletre isso. Fale sobre suas ações e como isso as afetou. Mostrar que você entende como fez a outra pessoa se sentir é absolutamente vital para validar qualquer pedido de desculpas.
4. Fale sobre o que você aprendeu.
Quando cometemos erros e estamos fazendo um esforço de boa fé para corrigi-los, deve haver algo que você possa aprender. Erros, especialmente aqueles que machucam outras pessoas, nos fornecem importantes lições de vida. Quando você se desculpa, não é apenas para salvar sua própria reputação, mas para reconstruir a confiança entre você e a parte lesada. A outra pessoa pode realmente confiar em você se ela não sabe que você aprendeu alguma coisa? Fale sobre o que você está tirando do erro que cometeu.
5. Reconheça que você entende as consequências.
Outra parte importante de qualquer pedido de desculpas deve ser um reconhecimento externo de que você entende que haverá consequências, possivelmente consequências mais duras, caso você cometa o mesmo erro novamente. A outra parte não pode confiar totalmente em você no futuro se você não entender que repetir esse erro novamente terá repercussões. Essas repercussões são um impedimento de agir da maneira que você fez novamente. Certifique-se de que eles saibam que você sabe.
6. Liste as maneiras pelas quais você mudará.
Esta parte pode ser simples e breve e está ligada ao ponto 5. Falar sobre as medidas que você tomará para evitar o mesmo erro novamente no futuro permite que a outra pessoa saiba que você está totalmente comprometido em corrigir seus erros e trabalhando duro para ser melhor no futuro.
7. Peça perdão.
O passo final no processo de se desculpar claramente é pedir especificamente que a outra parte o perdoe. Se não o fizerem, repita qualquer uma das etapas acima até saber o que precisa acontecer para ganhar esse perdão.
Pedir desculpas nem sempre será fácil, mas se seu relacionamento com a parte ofendida for importante para você, você se desculpará completa e claramente – claro o suficiente para corresponder ao seu desrespeito anterior.


