A chegada de um irmãozinho pode causar certas desavenças com o filho. Às vezes é necessário trabalhar a questão com a criança, ajudando-a a entender tudo sob outra perspectiva, sem pensar que será abandonada ou deixada de lado.
Agora, qual a influência do irmão mais velho no pequeno? Dessa convivência, geralmente saem ótimos resultados, mesmo que possa haver certos desentendimentos pelo caminho. De acordo com pesquisas feitas com cerca de 400 pares de irmãos, os que tiveram irmãos mais velhos carinhos e felizes aprenderam com esse exemplo. Isso influencia na forma como cada pessoa vê o mundo e lida com o universo ao seu redor, de forma positiva.

Relacionamento social:
Outro aspecto é a empatia, gerada dessa boa convivência. Aprender a compartilhar ainda quando criança forma um adulto solidário e generoso! As brigas são outro ponto: as crianças aprendem a solucionar conflitos e a lidar socialmente com as outras. Já os irmãos mais velhos veem a importância da paciência e criam um vínculo de cuidado e carinho com o mais novo, como alguém que protege.

Já quem não tem irmãos, estabelece esse laço com amigos, familiares e com os pais, em especial!
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: R7
