
Você sabia que as esponjas de lavar louça podem conter inúmeras bactérias? Saiba como se evitá-las
Por quanto tempo você utiliza sua esponja de lavar louças? Muitas vezes, na correria do dia a dia, passamos longos períodos de tempo sem trocá-la, mas é algo que devemos prestar atenção, pois segundo um recente estudo da Faculdade DeVry Metrocamp, em Campinas, Sp, uma esponja de lavar louças com 15 dias de uso pode conter cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, impressionante, não?

Boa parte desses micro-organismos já se encontram no nosso corpo ou meio ambiente, mas não em tamanha quantidade. Esse número exorbitante pode ser prejudicial à saúde, principalmente para quem possui baixa imunidade, como crianças e idosos. Em reportagem realizada pelo G1, segundo os pesquisadores, a bactéria encontrada por eles, conhecida como Escherichia coli, é capaz de provocar diarreias e febre, já os fungos podem causar até mesmo problemas pulmonares e o simples contato da louça com a esponja já é o suficiente para ocorrer a contaminação.
Portanto, trocar as esponjas no máximo de 15 em 15 dias é essencial não só por questões higiênicas, mas também para prevenir possíveis doenças e proliferação dos fungos e bactérias, inclusive nos alimentos. Alguns truques também podem ajudar muito nesse processo. Veja como:
– Colocar a esponja com água no micro-ondas por cerca de 2 minutos na potência alta, pelo menos uma vez ao dia, respeitando sempre o período de até 15 dias recomendado. Testes feitos no laboratório da faculdade comprovam que ela fica mais limpa que as novas, inclusive- Outra opção é colocar a esponja em uma solução com 2 colheres de água sanitária em 1 litro de água, por 10 minutos
Não esqueça: colocar a esponja em potes de sabão ou deixá-la úmida é um convite para a proliferação de bactérias, portanto, também não recomendado.
Foto: Reprodução/G1/TV Globo/Internet
