Qual a importância de brincar durante a infância? Com certeza é uma das práticas mais construtivas durante esse período, mas segundo uma pesquisa feita pelo Ibope e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, apenas 19% dos pais brasileiros acreditam que a brincadeira seja importante para o desenvolvimento dos filhos.
Já os pais de crianças com deficiência procuram meios de apoiar o desenvolvimento dos filhos e estudos mostram que a própria brincadeira é essencial e na primeira infância, a principal ferramenta de desenvolvimento das crianças. Mas essas pessoas ficam receosas sobre qual a maneira ideal de inserir a parte lúdica na vida dos filhos e não sabem muito bem como os brinquedos e brincadeiras podem ser trabalhados para extrair um resultado positivo.
O site TempoJunto mostra exatamente exemplos de atividades para brincar e desenvolver com as crianças e percebeu como muitas famílias têm dificuldade em usar isso a favor dos pequenos ou se sentem receosos sobre o assuno, por isso criaram até um ebook que conta com entrevistas com especialistas, depoimentos e referências intitulado: Brincar e Inclusão.![]()
Ao brincar, as crianças, independente de quaisquer deficiência, entram em contato com o mundo à sua volta, são capazes de ampliar o vocabulário, desenvolver a criatividade e interagir com outras crianças e com o próprio ambiente, funcionando como importante ‘ferramenta’ de inclusão social, dentre outras centenas de benefícios.
Logo, incentivar o ‘brincar’ no seu filho é extramente importante para o desenvolvimento dele, aguçar seus sentidos e estimular a interação, por exemplo. Aliás, brinca com ele também faz muito bem para você, papai ou mamãe.
Foto: Reprodução/ Internet











