Você toma a quantidade necessária de sol durante o seu dia? Se a resposta for não, saiba que você pode estar encurtando sua vida drasticamente. A luz solar em excesso pode ser muito prejudicial, mas a falta dela é quase igualmente danosa.
Pesquisadores do Hospital Universitário de Karolinska, da Suécia, acompanharam 30 mil mulheres entre 25 e 64 anos no período de 20 anos a fim de entender as diferenças entre as principais causas de morte.
O resultado foi inusitado: a expectativa de vida foi reduzida de 6 meses a 2 anos em pessoas que não tomavam sol regularmente em relação às que tinham mais exposição.
A expectativa de vida das não-fumantes que evitavam a luz solar era muito semelhante à das fumantes que tomavam bastante sol, o que indica que os dois hábitos são fatores de risco para a morte. Os dados são do Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos.
A forma natural de se obter Vitamina D do sol é se expor de 15 a 20 minutos por dia sem usar protetor solar, pois mesmo os mais fracos filtram a absorção do nutriente. Caso você fique exposto após esses 20 minutos, é essencial usar o protetor.

Interessante, não? Esperamos que você mude seus hábitos e tome um pouco de sol por dia a fim de prolongar sua vida. Tomar sol é delicioso e saudável, além de nos aquecer nesse frio.
Fotos: Reprodução/Internet












