Natureza

Você sabia? Gatos fazem mais de 300 expressões faciais para comunicar sentimentos.

Os gatos às vezes têm uma má reputação de serem solitários e bolas de pêlo anti-sociais com olhares frios e indiferentes. Mas, sem surpresa para um caçador domesticado, eles são muito ativos socialmente, de acordo com um novo estudo que contou as suas expressões faciais.

Ao gravar vídeos dos 53 residentes de um café para gatos em Los Angeles, as pesquisadoras Lauren Scott e Brittany Florkiewicz concluíram que os gatos possuem pelo menos tanta variação em suas expressões faciais quanto os cães.

Em particular, descobriram que as expressões faciais dos gatos e a sua complexidade derivavam da “composicionalidade” e não da complexidade, o que significa que, para perceber o que o seu gato está a comunicar, vale a pena olhar para as suas orelhas, nariz e bigodes, não apenas para os seus bigodes. olhos e boca.

As expressões

Lauren e Florkiewicz descobriram 276 expressões compostas por uma combinação de 26 movimentos faciais; os cães, em comparação, usam 27 movimentos e os humanos, 44.

Cada expressão combinava cerca de quatro desses 26 movimentos faciais únicos, incluindo lábios entreabertos, queixo caído, pupilas dilatadas ou contraídas, piscadas e meias piscadas, cantos dos lábios puxados, lambidas no nariz, bigodes prolongados ou retraídos e/ou várias posições das orelhas.

A WordsSideKick.com , que conversou com os autores, detalha que a maioria das expressões desenvolvidas eram sociáveis ​​– destinadas a se comunicar com outro gato ou humano de maneira cooperativa e calma.

Descoberta

Uma descoberta interessante foi que parecia que os gatos domésticos partilhavam aspectos semelhantes da “cara de brincadeira comum” observada noutros mamíferos como macacos, humanos e cães, caracterizada pelos cantos da boca puxados para trás e o queixo caído como numa gargalhada alegre.

Fonte