Você sabia? As moedas recolhidas da fonte Trevi em Roma são para os pobres!
Todos os anos, mais de € 1 milhão de moedas são jogadas na Fontana di Trevi, em Roma. Elas são aspiradas para alimentar, vestir e abrigar os pobres da cidade.
A Fonte
A obra foi concluída em 1762. Feita de mármore, ela é uma das atrações mais populares da Cidade Eterna. Encomendado na década de 1730 por Nicola Salvi, retrata a domesticação das águas.
Oceanus, o deus do mar, é puxado por uma carruagem de cavalos-marinhos, ao redor da qual jazem conchas, corais, peixes e outras coisas marinhas.
Normalmente é uma loucura turística, ocupando um terço do espaço da já pequena Piazza di Trevi. Os visitantes chegam em massa e muitos esperam fazer mais do que ver a espetacular obra de arte.
Tradição
A tradição diz que os turistas ficam de costas para a fonte e jogam uma moeda sobre o ombro esquerdo com a mão direita – um ato que supostamente garante o retorno à Cidade Eterna.
A tradição nasceu do filme de 1954 Três moedas da Fonte que conta a história de três mulheres americanas que vivem em Roma e que desejam o amor de Trevi na cidade.

Bem mais de Um milhão é jogado em suas águas todos os anos, que é coletado varrendo todas as moedas e, em seguida, usando uma máquina de sucção para recolhê-las.
Assistência e caridade
A Caritas, uma instituição de caridade gerenciada pela Igreja Católica, recebe esse enorme lucro inesperado, pelo qual financia cozinhas comunitárias, abrigos para sem-teto, supermercados gratuitos e outros projetos.
Também vai para a manutenção de um complexo na periferia de Roma que abriga uma casa de repouso, refeitório e consultório odontológico para moradores da cidade que vivem na pobreza.

