Você sabe o que ”mastite”? É uma inflamação das glândulas mamárias, que afeta inúmeras mulheres que amamentam no mundo e é caracterizada por uma dor nos seios e em alguns casos vermelhidão, febre, calafrios e sensação de calor no local. A mastite é mais comum em mulheres que estão amamentado, ao entupir os canais por onde passa o leite, mas outras mulheres em qualquer fase da vida também podem passar por isso.
Em um vídeo, Giovanna Balogh, do site Mães de Peito, falou sobre essa inflamação, seus sintomas e causas. Segundo ela, a mastite pode ocorrer quando o bebê dormiu por um longo período de tempo e espaçou algumas mamadas, se a mãe introduziu mamadeira ou chupeta, por exemplo, dentre vários outros fatores que podem desencadear a inflamação. O importante é estar atenta aos sintomas e procurar um médico especialista.
Geralmente o tratamento é feito através de antibióticos. Giovanna frisa que a mulher que está amamentando e sofre com mastite não precisa e nem deve deixar de amamentar seu bebê por isso, até porque o mais importante é esvaziar os seios e seu pequeno pode te ajudar nisso.
Ela ainda cita que há casos em que a mastite se torna algo mais sério – uma infecção bacteriana, obrigando a mulher a ficar internada para o tratamento, levantando novamente a questão de conhecer o próprio corpo e observar os sintomas. Giovanna dá algumas dicas para evitar a mastite, como amamentar frequentemente, sempre que o bebê quiser e fazer a pega corretamente.
E você, já passou por isso ou conhece alguém que sofreu com essa inflamação.
Foto: Reprodução/ Internet












