Ciência e saúde
Você pode estar sofrendo de déficit de Natureza!
Um conjunto de estudos mostrou que o tempo passado na natureza, particularmente em torno da cobertura de árvores, melhora a saúde mental e física.
Os pesquisadores acreditam que as “prescrições” da natureza, como tratamento, merecem um uso mais amplo na profissão médica.
Qualquer médico pode sugerir que um paciente passe tempo na natureza passeando com amigos para melhorar o humor e a pressão arterial.
Mas, a ideia de tempo na natureza como prescrição, vem sendo estudada por uma equipe de médicos e cientistas.
Benefícios
Uma meta-análise realizada no país e publicada na revista The Lancet, mostra que as prescrições da natureza, conforme definidas, beneficiaram as contagens diárias de passos, os escores de depressão e ansiedade e a pressão arterial.
O estudo
“Este estudo é construído sobre um programa de pesquisa de longo prazo que estamos fazendo, onde mostramos que o contato com a natureza é realmente bom para fortalecer a saúde mental e física em nossas vidas”, disse o professor Xiaoqi Feng, da UNSW Medicine and Health.
Um dos 28 estudos analisados incluiu 47.000 pessoas no estado australiano de Nova Gales do Sul e encontrou maior bem-estar relatado naqueles que vivem em áreas cobertas por árvores .
Pessoas com déficit de natureza
“O que precisamos agora é descobrir como fazer com que as prescrições da natureza aconteçam de forma sustentada para aquelas pessoas com alto potencial de benefício, mas que atualmente passam pouco tempo na natureza”, disse o Prof. Feng.