Fazer tatuagens se tornou uma verdadeira febre. Chegamos a um ponto no qual, se bobear, é mais fácil encontrarmos pessoas tatuadas do que não tatuadas, não é verdade?
E enquanto o que fica visível para nós são os desenhos na parte externa da pele, você já viu ou já se perguntou como a pele fica por dentro após ser tatuada? Eu aposto que não, mas acredite, o resultado é muito mais interessante do que você imagina.
A experiência visual mostrada a seguir foi realizada com o auxílio de um microscópio aumentando em 400 vezes a imagem da pele. Quando uma tatuagem é feita, algumas camadas da pele se alteram, sendo este um detalhe que cientistas ainda procuram saber se é algo que pode ser considerado ou não um problema. Embora seja certo que algumas pessoas sofrem com alergias devido à tinta.
-
Foto: Reprodução
A foto acima mostra como fica a nossa pele internamente em uma área onde alguma tatuagem foi feita. De acordo com a examinadora forense Marianne Hamel, a ponta da direita do tecido é chamada de queratina, a camada mais superficial de nossa pele.
A ponta esquerda representa a epiderme, formada por camadas de células e a parte mais rosada é a derme, um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas e órgãos sensoriais. É os pontinhos vermelhos – onde há o círculo – são os pigmentos da tatuagem na pele.
-
Gif: Rebloggy
Outro fato curioso é o que explica a razão das tatuagens não saírem de nossa pele – embora existam técnicas (algumas arriscadas) para que seja feita a remoção. Quando a agulha é aplicada, ela entra na epiderme e a tinta é despejada na derme.
Quando a agulha penetra na pele, cada uma das picadas representa uma pequena ferida, o que inicia um processo de inflamação. Contudo, ao mesmo tempo em que o procedimento é realizado, o corpo reage rapidamente enviando células do sistema imunológico – chamadas macrófagos – até o local da ferida, onde elas atuam na tentativa de combater a inflamação.
E após tal processo, o que sobra no ponto atingido é absorvido por fibroblastos – células que sintetizam determinados componentes -, que ficam de forma permanente na epiderme.

E para remover uma tatuagem, os procedimentos a laser atuando diretamente na região onde se encontram os fibroblastos, os rompendo e os deixando menores para que o corpo seja capaz de absorvê-los.
Viu só? É assim que as tatuagens atuam em nossa pele! Já pensou em alguma para fazer em você?


Foto: Reprodução
Gif: Rebloggy









