Uma das situações que mais intrigam os donos de cães está voltada a algo que acontece durante o sono dos animais. Você que tem um parceiro canino ao seu lado, já reparou que às vezes ele chora enquanto dorme?
Normalmente, o primeiro pensamento que vem a mente é que ele está sonhando, tendo um pesadelo, e assim como nós ele se sente perturbado, assustado. Mas, será que é isso mesmo?
Primeiro de tudo, durante o sono, os cães não somente choram como também podem simular que estão correndo ou comendo. Isto ocorre na chamada fase REM do sono, que é o momento – tanto para eles quanto para nós – que o subconsciente abre seus trabalhos e começa a funcionar enquanto alguém está dormindo.
-
Foto: Web Cachorros / Reprodução
Nesta etapa, iniciada após uma hora e meia de sono nos humanos e algum tempo antes nos cães, algumas reações são provocadas no corpo: rápida movimentação dos olhos, batimentos cardíacos acelerados, aumento da pressão corporal e menor controle da temperatura. Além disso, o restante do corpo fica paralisado pela falta do aminoácido glicina, que não é liberado enquanto dormimos.
Ainda sobre a fase REM, é nesta hora que os sonhos acontecem com maior profundidade e intensidade, o que acarreta em movimentos involuntários durante o sono. Em outras palavras, é durante esta fase, que nos cães ocorre em ciclos de 30 minutos, que eles simulam que estão comendo, choramingam e demonstram reações ao mesmo tempo em que dormem.
E se você está se perguntando com o que os cães sonham, ainda não existe uma comprovação. Cientistas acreditam que seus sonhos estão voltados à atividades diárias do animal e são ligados ao que ele angustia e ao que ele deseja. Exemplo: se o pet passa o dia todo preso em uma coleira, isso é algo que o angustia, enquanto seu desejo é a liberdade para correr por todo o espaço que estiver disponível. E estes sonhos tristes seriam uma causa plausível para seu choro.
-
Foto: Revista Donna
Outra questão levantada pelos proprietários dos pets é: “Devo fazer algo se meu cão chora enquanto dorme?”. Preferencialmente, não. Apesar de gerar certa preocupação, este choro canino não representa nada de mais sério ou grave para o cão, então o ideal é simplesmente deixar e esperar que ele acorde por conta própria.
Caso o cachorro seja acordado, a reação mais natural será a de tentar te morder. E algo ainda mais perigoso pode acontecer: um trauma. Ter o sono interrompido de maneira brusca durante um sonho que o faz chorar faz com que o ‘dormir profundamente’ se relacione a algo que ele teme, e em razão disso ele pode acabar associando o sonho a isso pelo resto de sua vida, o que impactará direta e negativamente em seu descanso.
-
Foto: Meus Animais / Reprodução
Claro que para nós, amantes animais, é doloroso e preocupante ver nossos melhores amigos peludos chorarem. Mas pelo menos durante o sono, não é algo com o que seja preciso se preocupar.
Não perca o seu sono!


Foto: Web
Foto: Revista Donna
Foto: Meus