
Vai viajar com seus irmãos que já são adultos. Qual destes três cenários parece mais com algo que você faria?
1. Planejou por semanas, reservou quartos em hotel e fez reserva em restaurantes, trocou o óleo do carro e encheu o tanque. Também organizou paradas para descansar no caminho.
2. Ficou correndo toda a manhã tratando de fazer tudo o que tem que pra fazer, eventualmente acaba colocando um pouco de comida e roupa em sua bolsa no último minuto. Se for você quem ira dirigir, espera encontrar um posto de gasolina no caminho onde possa encher o tanque que este meio vazio.
3. Viagem familiar? Parece divertido! Vai à viagem sem nenhuma contribuição planejada, exceto tuas histórias e algumas piadas. Desfruta da comida que seu irmão maior trouxe consigo e se dá conta que talvez tenha que comprar alguma proteção para chuva quando chegar ao destino.
Se o número um soa familiar, provavelmente seja o mais velho. Se o segundo te descreve bem, talvez seja o filho do meio. Se sente que o terceiro te descreve, então provavelmente seja o bebê da família.

A ordem do nascimento importa
Alguns pesquisadores creem que a ordem em que se nasce é tão importante como o gênero e quase tão importante como a genética. Isso nos leva de volta a toda essa questão da criança versus a natureza das pessoas. Não existem filhos que tenham os mesmos pais, ainda que pertença a mesma família. Por quê? Porque os pais são diferentes com cada um de seus filhos, que nunca tem o mesmo papel. Por exemplo, se for o filho que se preocupa com os outros, então essa função já não ficará disponível e seu irmão vai pegar outra, talvez a do vencedor.
Somos pais diferentes com cada um dos nossos filhos
Como pais, você lembra bem de seu primeiro filho: era aquele que você olhava para assegurar que estava respirando quando o colocava no berço, o bebê que amamentou ou para o qual esterilizava as mamadeiras e o qual carregava a maior parte do tempo. Esse filho é o único que sempre teve seus pais para ele ou ela totalmente, todos os outros tiveram ou terão que compartilhar.
Se você pensar, os primogênitos nascem em uma família de adultos que estão orgulhosos de todos seus progressos e com medo de algo acontecer. O filho do meio normalmente é dominado pelo primogênito, que é maior, mais inteligente e mais competente. No momento em que o bebê chega os pais estão, normalmente, cansados, exaustos e é menos provável que se fixem a cada pequeno detalhe. Neste ponto, já sabem que seu bebê não quebrará e, portanto pode ser mais flexível tanto na atenção como na disciplina. Devido a isto, o bebê aprenderá desde pequeno a te seduzir e te entreter.

O vencedor, o pacífico e a alegria da casa
Enquanto o filho mais velho esta programado para a excelência e as realizações, o filho do meio é criado para que seja compreensivo e conciliador, enquanto que o mais novo busca a atenção. O resultado criado na ordem em que nascem é uma variável poderosa no desenvolvimento da personalidade.
O primogênito: O vencedor
O filho mais velho provavelmente terá mais coisas em comum com outros filhos maiores do que com seus próprios irmãos e irmãs. Devido a que tiveram tanto controle sobre seus pais e grande parte de sua atenção quando eram novos; são muito responsáveis, pode-se confiar neles, sabem se comportar, são cuidadosos e refletem uma versão em miniatura de seus próprios pais.
Se você é o filho mais velho, provavelmente é alguém que realiza muitas coisas e que busca a aprovação dos outros, alguém dominador e perfeccionista que usa todo o oxigênio que ha na casa. Eles podem ser encontrados em carreiras de liderança tais como direito, medicina ou como gerente. Como um mini pai ou uma mini mãe, tenta dominar seus irmãos. O problema é que quando o segundo filho chega, também experimentara uma sensação de perda. Ao perder seu assento no trono da família, também perdera o lugar especial que tinha por ser o único. Toda a atenção que antes era exclusivamente sua agora deve ser dividida com seu irmão.

O filho do meio: O pacifista
Se você é o filho do meio, provavelmente é compreensivo, cooperativo e flexível ainda que possua características competitivas. Você se preocupa com a justiça. De fato, como filho do meio, é provável que tenha um circulo de amigos íntimos que representam uma parte adicional da sua família. É aqui onde encontrará a atenção que seguramente recebeu de sua família. Como filho do meio, recebeu uma menor quantidade de atenção de parte da sua família, e como resultado esta família que você elegeu, terá sua compreensão. Nesta posição, você se encontra em companhia de notáveis presidentes americanos e celebridades como Abraham Lincoln, John F. Kennedy, Winston Churchill, Bill Gates, Donald Trump e Steve Forbes. Apesar de ter se desenvolvido um pouco depois, encontrara carreiras poderosas que te permitiram usar suas habilidades de negociação… e conseguir toda a atenção de que precisa.
Você e seu irmão mais velho nunca serão bons para a mesma coisa. O traço de personalidade que te define como o filho do meio será oposto ao de seu irmão mais velho ou mais novo. Porem essas incríveis habilidades sociais que tem aprendido devido a ser o do meio (negociar e navegar na estrutura familiar) poder te preparar uma função de empresário em grande escala.
O filho mais novo: alegria da casa
Se você é o bebê, seus pais já tem confiança em seus papeis como cuidadores e, portanto são mais indulgentes e não prestam, necessariamente, atenção a todos os seus movimentos como o faziam com seus irmãos maiores. Portanto, você já aprendeu a seduzir o publico com sua simpatia e charme.
Como filho mais novo, tem mais liberdade que seus irmãos e, em certo sentido, é mais independente. Também tem muito em comum seu irmão mais velho, já que ambos sentem que têm diretos e que são especiais. Seu raio de influencia estende-se a toda a família, que te apoiam tanto física como emocionalmente. Portanto sente que tem um lugar para você e isso te faz sentir seguro.
Talvez não seja uma surpresa que o filho mais novo normalmente opta por carreiras em negocio de entretenimento como atores, comediantes, diretores, escritores e afins. Também são bons doutores e professores. Devido a seus pais serem mais relaxados e indulgentes, espere que a liberdade te conduza através do seu próprio caminho com seu estilo criativo. Como o bebê da família, tem tido menos responsabilidades e, portanto não busca experiências com muitas responsabilidades.
O solitário: o filho único
Se você é filho único, cresceu rodeado de adultos e, portanto, é mais verbal e normalmente mais maduro. Isto te permite ganhar em inteligência e superar qualquer outra diferença na ordem de nascimento. Tendo passado tanto tempo só, é engenhoso, criativo e acredita na sua independência. Se for filho único, a verdade é que tem muito em comum com os primogênitos e também com os menores da família.

Pais: Conheçam seus filhos
A análise final para os pais é que é importante conhecer seu filho. Ainda mais importante do que a ordem em que nascem é criar um ambiente que seja positivo, seguro, saudável e estimulante para eles. Ao compreender a personalidade particular de seu filho e seu temperamento, pode organizar seu ambiente para fazer que atinjam o máximo de suas capacidades. Por exemplo, compreender que o primogênito se sente muito responsável te ajudara a não dar-lhes uma carga tão pesada e a reconhecer que o bebê da família esta experimentando um ambiente que é menos estrito, pode te ajudar a ser mais diligente com sua disciplina.
Os filhos necessitam que se permita buscar seu próprio destino, seja qual for sua função dentro da família; e como pais, o trabalho mais importante que tem é apoiar sua viagem individual.













