Você provavelmente já viu aqueles três macacos, onde um tampa os olhos, outro a boca e outro os ouvidos, não é? Eles são conhecidos mundialmente, mas será que você sabe onde esta lenda surgiu?
Eles são japoneses e conhecidos como Três Macacos Sábios. Dizem que a lenda deles é do século 17 e que os macacos foram escolhidos por serem comuns no Japão, apesar do risco de extinção.
Relatos indicam que tudo começou em um painel. Lá, o artista desenhou os 3 macacos daquela forma e pouco tempo depois aquela figura viralizou e os tornou famosos mundialmente. O pintor teria se inspirado em Confúcio, pois ele tem uma frase que é muito associada a arte: “não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal.”
Apesar disso, o significado dos macacos é muita discutida. Alguns dizem que eles se referem as pessoas que estão alheias a tudo, não querem ouvir, ver ou falar sobre o mal que está ao nosso redor. Outros contam que o ideal da imagem é não se afundar em pensamentos ruins.
Eles ganharam tanta fama que viraram até emoji em redes sociais e ali ganham ainda mais interpretações. Nunca saberemos o que eles realmente querem dizer, mas é muito interessante entendermos a origem dessa “lenda” que está muito presente até os dias de hoje.

Você sabia que este era o verdadeiro significado desses macaquinhos? Incrível saber que esta história japonesa é tão velha e inspirada no pensador Confúcio, não é?
Fotos: Reprodução Internet













