Ai, ai, os brasileiros com sua fama de se automedicar. Difícil não encontrar um que não ande por aí com uma bolsinha repleta de medicamentos apenas para situações de emergência. Mas você sabia dos perigos em usá-los continuamente?
Recentemente, a autora do livro ‘Tarja Preta – Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma’, Marcia Kedouk resolveu falar sobre esse perigo em um dos capítulos e alerta a todos sobre os principais problemas que eles causam.
Veja 10 deles:
1. Tylenol

Este remédio ai tem como princípio ativo o paracetamol e, uma vez metabolizado pelo fígado, pode gerar a substância tóxica chamada de NAPQI, que geralmente é eliminada rapidamente pelo corpo. A única questão é que se você tomar 4 gramas por dia ou 1 de uma vez só, pode acabar sobrecarregando o fígado que gera lesões irreversíveis e até mesmo falência do órgão.
Lembrando que isso acontece com outros medicamentos que contenham o paracetamol. Além disso, se você misturar esse com anti-inflamatório, é bem capaz de você provocar uma overdose ocidental.
2. Neosaldina

A famosa dipirona. Você sabia que ela age na diminuição da quantidade de células do sangue? Sim, estou falando dos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Sem falar do risco de choque anafilático, a tal reação alérgica grave que pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo se você já estiver acostumado a tomá-la.
Além disso, usar esse medicamento indiscriminadamente pode diminuir a capacidade do corpo de liberar endorfina.
3. Dorflex

Além da dipirona, o medicamento contém a orfenadrina e sua superdosagem pode levar à morte, por ser incrivelmente tóxica. Os efeitos colaterais são os indicados: boca seca, batimentos cardíacos alterados, tremor, agitação, delírio e até coma em casos mais sérios.
4. Aspirina

Quem nunca tomou um pouquinho de aspirina? Pois sabe que com oito comprimidinhos, o medicamento é capaz de causar choque cardiovascular e insuficiência respiratória, já que doses altas dele podem aumentar o risco de excesso de acidez no sangue e uma grande baixa na glicose.
Para os diabéticos, é ainda mais grave o uso do remédio, pois pode causar hipoglicemia. E não se esqueça que usado com um anti-inflamatório e álcool, a aspirina aumenta a probabilidade de você adquirir uma úlcera, além de sangramentos estomacais e intestinais graves.
5. Salonpas

Pois é. Mesmo aqueles que são aplicados na pele, podem nos fazer mal. Se você toma algum tipo de anticoagulante, medicação para diabetes, se já teve alergias ao princípio ativo da Aspirina ou mesmo se você tem sangramentos gastrointestinais ou problemas nos rins e nos fígados, a Salonpas pode causar muito mal a você.
6. Eno

Você já devia ter imaginado, não?! O problema aqui é que dois envelopes dele contém quase que a recomendação máxima de sódio por dia, 1,7 grama (o recomendado é 2,0). Assim, ele pode se tornar um grande problema para pessoas com pressão alta e problemas no coração.
O uso contínuo deste medicamento pode acabar alterando o pH do seu estômago, sobrecarregando seus rins e pulmões. Sem falar que o excesso de antiácidos podem provocar uma redução da absorção de nutrientes e diminuir as defesas naturais do suco gástrico. E é aí que mora o perigo: você pode ser contaminado muito mais facilmente por alimentos.
7. Omeprazol

Como você sabe, este remédio diminui o suco gástrico, porém se usado muitas vezes, pode gerar o efeito rebote, o que provoca o excesso da produção de gastrina.
Sem falar que sem a prescrição médica, é bem capaz de você pegar uma infecção e ter mais dificuldade em absorver os nutrientes. Se você usá-lo por muito tempo também, poderá acontecer uma diminuição dos níveis de magnésio, gerando problemas cardíacos.
8. Neosoro

O que de mal o neosoro pode fazer para o nosso corpo, você deve estar se perguntando. O problema dele é que ele contém a nafazolina que pode levar a tolerância, efeito-rebote e inclusive dependência psicológica. Afinal, se usado muitas vezes, é capaz de te deixar ”viciado”, ou seja, seu corpo vai acabar pedindo por mais. Assim, você pode adquirir uma rinite medicamentosa, ter um aumento da pressão sanguínea e um problema no coração.
9. Torsilax

Como você deve saber, os anti-inflamatórios são sempre um risco para o nosso organismo por atacarem as mucosas do trato digestivo, capaz de causar náusea, vômito, diarréia, cólicas abdominais, sangramento gastrointestinais e até úlceras.
10. Amoxil
Tomar antibióticos por conta própria? Nem pensar. Isso pode gerar bactérias mais resistentes, capazes de se transformarem nas conhecidas como ‘Superbactérias’.
E aí? Vai tomar mais cuidado com o que toma por aí?
Fotos: Thinkstock, Reprodução.












