A Boa do Dia

Você com certeza nunca imaginou que essa era a função do buquê de flores em um casamento

By admin

April 20, 2017

O sonho de quase toda mulher é casar de véu e grinalda, curtir a festa e o momento único do evento e, claro, jogar o tão esperado buquê da noiva. Mas você conhece o real significado das flores? Acredite, não é nada romântico.

Tudo começou nos tempos antigos, na Roma e na Grécia Clássica. Nesta época, as mulheres tinham o costume de usar nos corsages e colares de casamentos algumas ervas, pois acreditavam ajudar a afastar os maus espíritos. Acreditando trazer poderes afrodisíacos, elas comiam seus colares durante o banquete.

Já nos tempos das civilizações clássicas, aos poucos tudo evoluía, como a higiene pessoal pelo fato dos romanos gostarem bastante dos banheiros, embora os médicos rejeitassem a ideia de tomar banho pela água quente facilitar a entrada de infecções. Até a igreja se envolveu, desaconselhando o ato de nadar por ser algo ‘indecente’.

Um pano úmido era tudo o que usavam para limpeza, então a higiene pessoal era algo raro entre a população. E pasmem com a rotina: O costume de tomar banho era realizado apenas uma vez por ano, no mês de maio. A família inteira usava a mesma água e, na época, as mulheres jovens eram as últimas a usar a banheira. Logo, a água já se encontrava completamente suja.

Como os casamentos eram realizados em junho, o cheiro do corpo já dava pra sentir, principalmente nas moças. Então para disfarçar o cheiro, o que elas faziam quando chegavam ao altar era justamente carregar um buquê de flores! Atualmente as coisas não funcionam assim e, mesmo com a higiene pessoal, o uso do buquê ainda é constante. Mas nada mais tem a ver com o odor!

Vocês sabiam da origem deste ‘acessório’? Ninguém esperaria uma função dessas, com toda a certeza.

Fotos: Reprodução