A Boa do Dia

Você acha que aquele líquido na carne é sangue? Então não vai acreditar ao descobrir o que realmente é

Durante toda a nossa vida sempre acreditamos em várias coisas que não são nada verdade! Afinal, ninguém nos disse que aquilo é mentira, então como iríamos saber?

Mas tem algo que ninguém nos disse, e sim, adivinhamos por conta própria mesmo: aquele líquido que vem junto com a carne quando a compramos, com certeza, é sangue! Só pode ser, não é? Tem cor e textura de sangue. Ok, mas acredite: não é!

Se você não sabia dessa informação, tenho quase certeza que se surpreendeu agora. O que todos nós acreditamos esse tempo todo não era verdade? Como assim? Deixa que eu te explico:

A maior parte do sangue do animal é removido durante o processamento da carne e, aquele que sobra, é encontrado nos tecidos musculares. Aquilo que chamamos de sangue é proteína mioglobina que, quando se mistura com água, fica com uma textura parecida com sangue.

A função dessa proteína é transportar oxigênio para as células musculares, este que transmite energia a quem consume o alimento. Quanto mais músculos a carne possui, mais contém mioglobina e isso que determina se ela é vermelha ou branca.

Isso explica porque a carne branca de frango e peixe, possuem um “sangue” de outra cor. A quantidade da proteína varia para os mais diversos tipos de carne e na carne vermelha, é excessivamente alta.

Quando se cozinha o alimento, a mioglobina muda sua cor de vermelho para marrom nos indicando que a carne já está cozida.

Interessante, não é?

Fotos: Reprodução Instagram, FoodsNG, Mumumío, 9dades