Tantas histórias ainda sem contar e tanto sofrimento acometeu cada um dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A dessa vez é sobre um homem de 102 anos.
Desde 1955, Yad Vashem Shoah Victims’ Names Recovery Project vem buscando nomes de sobreviventes do holocausto, procurando suas informações biológicas e memorizando os judeus que foram mortos. Infelizmente, o processo tem ficado cada vez mais difícil.
Mas, de alguma forma, parece que eles conseguiram chegar em um nome específico. Hagit Weinstein Mikanovsky, depois de muitas pesquisas, descobriu que tinha familiares como os irmãos Eliahu e Volf Pietruska. Esse achou que o irmão estivesse morto. Porém, Eliahu estava realmente vivo, viajando para a Polônia para se salvar depois do ocorrido.


Já Eliahu acreditava que o irmão Volf, o irmão gêmeo dele, Zelig e todos os outros parentes haviam morrido. Porém, a única coisa real nisso tudo era a morte dos pais de Zelig. Já Volf conseguiu escapar de um campo na Sibéria.
Sem saber de tudo isso, Eliahu acabou se casando e se mudou para Israel em 1949. Hoje ele tem 102 anos e vive em uma pensão. Mas foi seu neto, Shakhar Smorodisnky que recebeu um e-mail de Hagit que iria definitivamente mudar suas vidas.
A realidade é que ele descobriu um vídeo na internet chamado ‘Aniversário de 100 anos de Eliahu Pietruska’ e rapidamente ligou os pontos. Parece que o primo estava realmente vivo.
Infelizmente, Volf acabou falecendo em 2011 enquanto vivia como contratante na Rússia. Mas seu filho Alexandre, de 66 anos, ainda estava vivo e iria conhecer seu primo pela primeira vez.
Realmente emocionante ver esse reencontro.
Fotos: Reprodução.
Fonte: Upliftpo.












