É melhor se prevenir! Afinal, ninguém quer contrair uma doença como essa, a chamada SFTS, Síndrome da Febre Severa com Trombocitopenia.
Infelizmente, essa doença que foi descoberta há quatro anos já contaminou cerca de 303 pessoas, levando 59 delas à morte. Tudo isso por conta de um bichinho, o conhecido carrapato. Recentemente, um homem de 40 anos, morador da província de Tokushima, recebeu esse diagnóstico, mas ele só ocorreu devido a seu cachorro de estimação.
O pior de tudo é que foi a primeira vez que o caso dessa contaminação foi registrado devido a um animal doméstico, apesar de que uma mulher já teve esse problema por conta de um gato de rua.
![]()
![]()
Por isso, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para que as pessoas evitem ao máximo o contato com animais quando eles se mostrarem doentes ou com algum problema de saúde.
Para você ter uma ideia, a mulher infectada pelo gato acabou morrendo 10 dias depois. Foi a primeira vez que uma pessoa foi contaminada por conta do contato com um animalzinho.
Lembrando que nem todo carrapato carrega o vírus, mas é importante ter bastante cautela quando for passear com os seus bichinhos.
E lembre-se: preste atenção caso sentir alguns desses sintomas como febre alta, vômito, ânsia, falta de apetite, diarreia e dores na barriga.
Fotos: iStockphoto, Reprodução.











