Como oncologista veterinária há mais de 20 anos, a Dra. Renee Alsarraf tratou inúmeros animais de estimação com câncer.
Então, no verão de 2018, ela mesma foi diagnosticada com a doença: câncer de endométrio, que começa no revestimento interno do útero.
“Espero que este seja um conto de advertência para as mulheres”, disse Alsarraf, 55 anos, que mora em Montclair, Nova Jersey, ao TODAY. “Eu não tinha sinais clínicos. Eu não perdi nenhum peso. Eu não estava letárgico.”
Seu câncer foi descoberto durante um exame ginecológico anual de rotina. A cirurgia revelou que ele havia se espalhado furtivamente para fora do útero até o ligamento uterossacro. O que significava que ela teve que se submeter a 25 doses de radiação e “um monte de quimioterapia”, disse Alsarraf.
O cirurgião que detectou a pequena metástase provavelmente salvou sua vida.
Apesar de ter dedicado sua carreira ao tratamento do câncer, a veterinária lutou para lidar com seu próprio diagnóstico até se inspirar em seus pacientes de quatro patas e animais de estimação da família.
Gatos e cães vivem despreocupados no momento, não perdem tempo com preocupações, não se preocupam com quanto tempo ainda têm de vida e nunca entendem por que seu humano está tão triste, escreve Alsarraf em seu novo livro: “ Senta, Fique, cure: o que os cães podem nos ensinar sobre viver bem .”












