Moradores de rua são membros quase esquecidos na nossa sociedade. Entretanto existem aqueles que andam na contramão e fazem com que a solidariedade seja sempre lembrada. O doutor Jim Withers, mais conhecido como “médico de rua”, é um exemplo vivo disso. Há mais de 20 anos ele coloca em prática seu projeto que oferece ajuda para as pessoas que mais precisam.
Desde 1992, o médico coloca trajes nada convencionais para um profissional da área e sai pelas ruas de Pittsburgh, EUA. Vestido como mendigo, ele anda a noite a procura de moradores de rua que necessitem de cuidados médicos. Para ele a melhor forma de tratar essas pessoas é no lugar onde elas vivem. Withers não espera que os mendigos tomem a iniciativa de ir até seu consultório, por isso a iniciativa.
O médico sai pelas ruas com uma mochila carregada de remédios, mantimentos e materiais para pronto-atendimento. Pelas suas contas, ele estima ter tratado mais de 1.200 pessoas desabrigadas por ano desde que começou.
Veja esse vídeo que mostra um pouco como funciona o projeto:
Os frutos do projeto de Withers
A iniciativa do doutor fez tanto sucesso que acabou evoluindo para um grande projeto chamado Operation Safety Net. Uma ONG que conta com uma rede nacional de estudantes de medicina e voluntários que tratam moradores de rua, quatro noites por semana. A organização sem fins lucrativos foi uma das primeiras a oferecer programas de medicina de rua em tempo integral nos Estados Unidos.
Inspirada pela iniciativa, o Street Medicine Institute também é uma organização sem fins lucrativos que coordena e avoluma as atividades como a do doutor Withers. Empresas do ramo farmacêutico patrocinam o instituto, melhorando as práticas médicas de rua.
Fonte: Razões para acreditar












