Uma base familiar é muito importante para o bom desenvolvimento da criança e para o bem-estar de qualquer pessoa, além dos laços construídos durarem a vida toda. Ser tio ou tia é muito prazeroso e gratificante e pode ser ainda melhor (ou mais fácil) do que ser pai ou mãe. Quer saber o por quê? Veja 6 razões que mostram como esse papel, além de ser fundamental na vida da criança, é muito divertido.
1- O (a) tio (a) pode acompanhar a gestação da mãe, mas não precisa passar pelas dificuldades que ela implica, como ansiedade e tensão. Apenas chega à maternidade e encontra seu sobrinho (a) e já pode enchê-lo de muito amor e carinho.
2- Pode mimá-lo o quanto quiser e até mesmo ajudar na criação, mas seus gastos não serão muitos se comparados aos dos pais, que precisam comprar roupas, sapatos, fraldas, pagar mensalidades escolares, dentre outras inúmeras despesas.
3- Tanto a relação do tio (a) quanto à do avô ou avó pode ser mais branda em relação à educação da criança. Geralmente esses familiares são livres para dar palpites e sugestões, assim como conselhos em várias fases da vida, mas também podem permitir algumas regalias, sem precisar ser tão pulso firme quanto os pais.
4- Em momentos críticos, em que a criança fica mais nervosa e dá muito trabalho, os (as) tios (as) tem liberdade de levar a criança de volta pra casa. 
5- Esse familiar também pode resgatar sua infância, com brincadeiras e desenhos animados, sem culpa ou medo de ser feliz, com a desculpa de cuidar da criança.
6- Ao longo de diversos momentos da vida, o (a) tio (a) também se torna alguém de confiança, que protege, ajuda e cuida sempre e vira confidente para diversos assuntos.
Seja pai, mãe, vô ou tio, o importante é dar amor, carinho e dedicação para a criança. E você, é tio outia? E qual sua relação com seu (sua) sobrinho (a)?Fotos: GUAS/DINA URETSKI/GEORGE RUDY/SHUTTERSTOCK/DIVULGAÇÃO/INTERNET


















