Em extinção, uma das últimas vaquitas morre de estresse após ser capturada
Tendo no mundo cerca de apenas 30 exemplares, a vaquita, uma espécie de boto mexicano, sofre risco real de extinção. O número foi divulgado pelo Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita (CIRVA), que afirma que o animal é o cetáceo mais ameaçado do mundo.
Para o azar da espécie, mesmo aqueles que tentam salvá-la podem, sem perceber, causar um dano sem precedentes, como um ocorrido recente no Mar de Cortez, na Califórnia, EUA.

Fogo amigo
Um grupo de cientistas que atua a favor da causa do animal tentou capturar uma vaquita para levá-la a um santuário até que as redes de emalhar (a principal ameaça contra a espécie) fossem completamente removidas do mar. No entanto, a vaquita em questão estava em período reprodutivo e enfrentou um grande estresse durante a captura. E por consequência, ela não resistiu e acabou falecendo.
Em comunicado, a VaquitaCPR, instituição pela qual os cientistas envolvidos no caso atuam, expressou seu arrependimento e alegou que todos os esforços possíveis foram prestados para que o animal não morresse.
“Desde o momento da captura, a vaquita estava constantemente cuidada e observada para sua saúde e segurança. Os veterinários de mamíferos marinhos que monitoraram a saúde da vaquita perceberam que a condição do animal começou a deteriorar-se e determinaram a liberação. A tentativa de lançamento foi mal sucedida e as medidas de salvamento foram administradas. Apesar dos esforços heroicos da equipe veterinária, o animal não sobreviveu”, afirmou a ONG.
Ao The Dodo, o porta-voz da VaquitaCPR, David Bader, também se manifestou a respeito do caso. “Todos na equipe do VaquitaCPR estão com o coração partido pela perda da vaquita. Nós sabemos que todos se juntarão a nós para oferecer suas condolências à equipe que trabalhado tanto para salvar a espécie.”

Defensores do bem-estar dos animais acreditam que os membros da instituição não deveriam ter capturado nenhuma vaquita, pois elas não respondem bem ao estresse da captura. Sua reivindicação é para que o programa seja imediatamente cancelado enquanto os métodos não forem alterados.
Fonte: The Dodo


