Tempero fundamental na cozinha de muitos donos e donas de casa, o louro é muito mais do que um simples ingrediente.
Muitas pessoas não sabem, mas o louro é uma virtuosa planta medicinal capaz de agir contra diversos distúrbios de saúde.
Quer ver só?
-
Foto: Cura pela Natureza / Reprodução
O pesquisador russo Gennady Malakhov descobriu que as folhas de louro são profundamente eficazes sobre o estresse e a ansiedade. Para que o efeito da planta seja liberado, a recomendação é simples:
– Pegue algumas folhas de louro secas e queime-as em um cinzeiro;- Por mais ou menos 10 minutos, relaxe e fique no ambiente em que as folhas estão sendo queimadas;
Seguindo este simples procedimento, a perfumada fumaça que estará presente no local será a responsável pela liberação de substâncias que relaxam e acalmam o cérebro. Inspire profundamente.
E esse é só o início das propriedades do louro. A planta também é diurética, antirreumática, anti-inflamatória, expectorante, hepática, estimulante e, ufa, digestiva. Além disso, ela é poderosa auxiliadora no combate a distúrbios digestivos, inflamações no fígado, cólicas menstruais, infecções na pele e nos ouvidos, dor de cabeça, problema de gases e reumatismo.
-
Foto: Reprodução
Muito legal, não é mesmo? Mas ainda tem mais!
Duas receitas caseiras com folha de louro – um chá e um xarope – atuarão contra gripe, resfriado, bronquite, tosse, gastrite, insônia e ainda terão papel fundamental no metabolismo de quem deseja perder peso. Vamos a elas:
– Xarope de louro
Ingredientes: – 150 mL de água pura;- 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo;- 1 limão;- 6 folhas de louro
Modo de preparo: – Comece fervendo a água e, assim que começar a levantar fervura, coloque as folhas de louro na panela. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos;- Feito isso, desligue o fogo, retire as folhas de louro e despeje o líquido em um frasco, onde na sequência você deve colocar o açúcar e espremer o limão;- Misture tudo até que o açúcar derreta e o xarope já está pronto.
-
Foto: Cura Pela Natureza / Reprodução
Extremamente útil contra tosse seca, tome uma colher (chá) do xarope de 3 a 5 vezes no dia. Não há problema em aumentar a dose caso a tosse esteja muito forte.
O remédio pode ser conservado por até três dias desde que guardado na geladeira.
– Chá de louro
A receitinha mágica que ajudará contra todos os problemas citados acima não poderia ser mais simples.
Ingredientes: – 1 litro de água;- 4 folhas de louro
Modo de preparo: Sem segredo algum, basta ferver a água e, em seguida, adicionar as folhas de louro. Feito isso, deligue o fogo e deixe a panela tampada descansar por 10 minutos.
O chá já está pronto para consumo.
-
Foto: Chás Brasil / Reprodução
Beba de 3 a 4 vezes ao dia durante três semanas ou até resolver o problema de saúde. No entanto, não exagere nem aumente as dosagens, pois em grandes quantidades, a receita pode causar sonolência ou até mesmo irritação no estômago. E um outro detalhe: não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação.
E você se lembra que eu comentei a respeito do metabolismo? Se a meta for a perda de peso, após o término das três semanas, dê uma pausa de 15 dias e depois consuma novamente por mais três semanas.
Fácil, não?
Mas, claro, lembre-se: dependendo do grau da enfermidade ou havendo a permanência de sintomas, não hesite em procurar um médico. Apesar da eficácia das receitas caseiras, sempre consulte um especialista.
You must be logged in to post a comment Login