Um dos chefs mais prestigiados em todo o mundo, Masimo Botturna, também chef do Osteria Francesana, considerado o melhor restaurante do mundo em 2016, está à frente de um projeto que está usando os ingredientes que sobraram do Parque da Vila Olímpica, e que iriam para o lixo.

O restaurante comunitário atenderá 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa do italiano recebe também o apoio da ONG Gastromotiva, que se dedica em capacitar jovens carentes para trabalhar em restaurantes. Sob a vistoria do também chef David Hertz, o RefettoRio foi inaugurado no dia 8 na Lapa, região central do Rio de Janeiro.

Sobras de frutas, legumes, verduras feias e amassadas que iriam para o lixo, chegam diariamente da Vila Olímpica.Depois das Olimpíadas e Paraolimpíadas, o restaurante que possui 108 lugares que se agrupam em mesas comunitárias, passará para as mãos de chefs e equipes de salão formados pela Gastromotiva.

Com cardápios variados, o almoço será para o público em geral que pagará por sua refeição e apenas pessoas carentes poderão comer gratuitamente na hora do jantar. Ou seja, o cliente que paga por sua comida, acabará ajudando a subsidiar a refeição de pessoas carentes. Além disso, aulas, oficinas e workshops para profissionais da gastronomia também serão oferecidos.












