Com o olhar faminto, um urso faminto vê de longe uma jovem família desfrutando um almoço em um restaurante de frente às barras de ferro onde o animal está preso. Dentro do espaço minúsculo, os pobres ursos de um estabelecimento da Armênia não passam de uma mera atração. Sem os cuidados adequados e sem o mínimo de liberdade, os animais selvagens têm sua vida drenada.
O antigo país soviético conta a má reputação de ter a longa tradição de capturar e enjaular animais. Tudo para atrair público a determinados lugares. Os direitos dos animais deixam a desejar no país europeu. Para se ter uma ideia da situação dos ursos, por exemplo, além de restaurantes eles também são enjaulados para servirem de atração turística em shoppings.
A falta de mobilização das autoridades locais fez com que uma entidade britânica decidisse agir. A “International Animal Rescue” (IAR) planeja uma campanha para libertar os ursos presos pelas ruas da Armênia. “Eu vi as condições em que esses ursos vivem. São terríveis!”, disse Alan Knight, responsável executivo da IAR. “Eles vivem em gaiolas minúsculas e sujas. São mal alimentados e obrigados a beber uma água imunda”, completou.
Knight ressalta o desespero dos animais em passarem horas tentando procurar uma rota de fuga. Isso faz com que alguns se firam ao bater a cabeça nas grades. “Eles foram roubados de seu habitat. Perderam sua dignidade e liberdade. Tudo para o entretenimento ocioso das pessoas”.

A instituição animal já recebeu o aval do governo armênio para, dentro das leis, resgatar cerca de 80 ursos em condições abomináveis de vida. E com o auxílio de doações, a IAR está construindo um santuário para abrigar os animais que não sobreviveriam nas florestas.












