Natureza Incrível

Urso resgatado na Ucrânia após bombardeio encontra lar no Reino Unido

By Drica Adamo

January 16, 2024

Um urso preso em um zoológico na Ucrânia e atingido por um bombardeio foi recentemente salvo por tratadores escoceses.

O urso negro asiático foi descoberto quando soldados ucranianos entraram na aldeia de Yampil, que estava sob ocupação russa há cinco meses.

O urso, que leva o mesmo nome da aldeia, sofreu uma concussão devido ao bombardeio e teve de ser retirado dos escombros por soldados em uma lona. Uma vez fora da zona de guerra, o urso Yampil finalmente chegou à Bélgica, onde foi cuidado pela instituição de caridade para vida selvagem Natuurhulpcentrum .

A equipe do Zoológico Five Sisters em West Lothian, na Escócia, ouviu falar de Yampil por meio da instituição de caridade e decidiu voar para visitá-lo, sem saber o que esperar.

“Os ursos muitas vezes podem sofrer problemas de saúde mental depois de passarem por uma experiência traumática, por isso foi muito importante que entendêssemos Yampil e o que esperar dele”, disse Garry Curran, chefe de carnívoros da Five Sisters. Em declarações ao Guardian, ele contou que a equipe deu um suspiro coletivo de alívio ao ver o urso mastigando um pepino satisfeito quando chegaram.

“Embora ele parecesse um pouco nervoso no início, ele parece ter se adaptado surpreendentemente bem e não demonstrou nenhum comportamento relacionado ao estresse. Ele parece ser um indivíduo calmo e gentil, o que foi reconfortante para todos nós”, disse Curran ao Guardian .