Até onde vai a crueldade humana? A cada dia aparecem novos casos que impressionam pelo nível de maldade que apresentam.
E não foi diferente com essa ursa marrom, apelidada de Caesar. Ela viveu um bom tempo de sua vida dentro de uma pequena cela em uma fazenda para coleta de bile. A ferida aberta em seu lado direito é usada para drenar a bile de sua vesícula biliar para uso na medicina chinesa. Ela ajuda a tratar doenças como problemas nos olhos e fígado.
Além disso, ela também usa um colete de tortura, um cilindro de metal preso com um cinto em volta de seu abdômen. A engenhoca manteve no lugar o cateter de látex que funciona para extraíram a bile.

“É a pior fazenda de bile que alguém poderia imaginar”, diz a Animals Asia, que resgatou Caesar, sobre o colete.
E o dispositivo é tão desconfortável quanto parece. “Eu me lembro bem de seu resgate há uns quatro anos quando ela saltou violentamente em sua gaiola de ferrugem na fazenda de ursos em Tianjin e eu achei que ela fosse cair e morrer”, conta.

Mas Caesar teve seu final feliz. Ela conseguiu escapar da indústria de bile. Segundo a instituição que a salvou, ela estava frustrada e miserável; seu abdômen molhado e sem pelo por causa do colete. Ela nunca viveu em um ambiente natural.
Agora depois de anos de recuperação, Caesar é uma nova ursa. Feliz e curada, ela ficou forte e musculosa e suas cicatrizes desapareceram por completo.

Hoje suas atividades favoritas estão bem longe do que antes era conhecido quando estava presa.
“Nós somos honrados por poder prover à ela uma vida melhor e poder assisti-la se divertindo todos os dias”, diz Nic Field, diretor do grupo de ursos da China e membro da equipe de veterinários.
Infelizmente, há ainda aproximadamente uns 10.000 ursos presos nessas fazendas.
A esperança é de que um dia todos consigam ser resgatados!
Beatriz Ponzio












