Quando o corpo tem uma mensagem a nos transmitir, as unhas se fazem valer como importantes porta-vozes. Embora, no caso delas, a questão estética seja predominante para muitas pessoas, elas também são fundamentais para que possamos perceber eventuais doenças.
Em algum momento você já notou a coloração de suas unhas um pouco mais amareladas? Em várias situações, a razão por trás disso pode ser simplesmente o esmalte ou o fato delas não estarem bem higienizadas. No entanto, o tom amarelo não pode ser ignorado ou encarado com indiferença, pois pode indicar alguma condição hepática ou, em casos mais graves, uma doença no fígado, como a cirrose.
No caso de um problema de saúde, a condição que altera a cor das unhas (e também dos olhos, da pele e da mucosa) é causado pelo pigmento bilirrubina, que quando em excesso indica que algo pode estar errado com o fígado, o baço, os rins ou a vesícula biliar.
-
Foto: Reprodução
E os sintomas de um provável problema de saúde também envolvem descolamento, escamação e o aparecimento de estrias na unha.
Foto de capa: Whitemay / Istock


Foto: Reprodução









