Perdoar é difícil, porém é uma dádiva. E às vezes somos surpreendidos positivamente com a capacidade de algumas pessoas de perdoarem os culpados pela sua dor. O que dizer, então, de uma criança que oferece o perdão a outra pessoa?
Isso aconteceu, de fato, nessa incrível história. O pai dessa criança a abandonou ainda muito pequena e, anos depois, a sua mãe decidiu compartilhar em seu Facebook o que aprendeu com a filha de 11 anos. A identidade da pessoa foi guardada para proteger sua privacidade:

“Minha filha não via seu pai desde que ela tinha quatro anos. Agora ela tem onze. Quando tinha 2 anos, ele me contatou e perguntou se eu poderia autorizá-lo a acabar com seus direitos de pai para que ele pudesse parar de pagar a pensão alimentícia, e eu aceitei. Eu queria poupá-lo da dor de um pai ausente e o sacrifício do apoio financeiro, para que ele não voltasse a decepcioná-la nunca mais. Eu nunca menti para ela sobre seu pai. Eu sempre respondi as suas perguntas da forma mais apropriada.
Quando ela tinha quatro anos, ele entrou em contato e disse que tinha sido diagnosticado com câncer e queria vê-la. Marcamos um dia e nos encontramos num parque. Ele me pediu duas horas. O encontro durou 20 minutos e nós nunca mais ouvimos falar dele. No verão, nós encontramos alguém que o conhecia e essa pessoa me contou como a minha filha era parecida com os outros filhos dele. Foi-me dito que ele tinha dado a volta por cima e agora tinha uma família. Senti um nó no estômago pensando em como era doloroso para a minha filha estar escutando aquilo. Eu interrompi a conversa e fui para o carro, e quando estávamos indo eu a vi sorrindo. Ela disse: ‘Mãe … Ele descobriu como ser um pai. Isso é uma coisa muito agradável. Estou feliz por seus filhos.’ E esse foi o dia em que uma menina de 11 anos me ensinou tudo o que eu preciso saber sobre o perdão.”
Que história incrível!!! Uma criança conseguir perdoar o homem que a abandonou! Vale uma reflexão sobre as nossas atitudes e sobre esse processo espiritual que é o perdão, uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer.












