A Boa do Dia

Uma das fotografias mais premiadas do mundo, “O Beijo da Vida” guarda a história de um verdadeiro heróida vida

By camilagomes

July 22, 2017

Você já viu a foto considerada uma das mais emblemáticas da história americana? Chamada “The Kiss of Life” (em português “O Beijo da Vida”), foi tirada pelo fotógrafo de jornal Rocco Morabito, em 1967.

A história daquele momento capturado já tem 50 anos, quando JD Thompson tinha 26 anos na época e trabalhava como eletricista para a City Electric na Flórida, Estados Unidos. Outro funcionário, Randall Champion, estava a cerca de 400 metros de distância do colega quando ele pegou um fio de alta tensão.

Levou um forte choque na mão e o fio acabou escapando batendo em seu pé e causando uma queimadura. Os arnês de segurança que o segurava impediram sua queda, porém, mesmo assim, Randall ficou pendurado de cabeça para baixo e inconsciente. Thompson correu na direção da vítima e começou a fazer respiração boca a boca.

Quando o “herói” sentiu o pulso de Randall, o levou pelo ombro até descerem no chão, onde outra ressuscitação boca a boca foi foi feita por ele até uma ambulância chegar.

Enquanto isso, Rocco estava trabalhando nas proximidades, pois tentava fotografar um ataque ferroviário que também estava acontecendo na cidade aquela época. Depois de tirar algumas fotos, ele escolheu voltar para casa pelo caminho onde os eletricistas estavam trabalhando. O fotógrafo chegou logo a tempo de ver Randall de cabeça para baixo em seus arnês.

O heroísmo é o motivo pela qual aquela fotografia foi tirada. Ao fazer mais uma respiração boca a boca, Thompson conseguiu reviver seu colega antes que os paramédicos chegassem que, apesar de ter sofrido um choque perigoso, viveu várias décadas, mas acabou falecendo em 2002.

O fotógrafo também morreu desde que a fotografia que ganhou muita fama entre os jornalistas e o público foi tirada, tornando o herói daquele dia o único vivo para poder recordar aquele dia. “Muitas pessoas não acreditam que foi há 50 anos”, disse Thompson. “É difícil para mim acreditar”.

Com certeza ele nem imaginava que um ato que fez sem pensar apenas para salvar a vida de um colega tornaria-se um exemplo de heroísmo!

Fotos: Reprodução Facebook