Ciência e saúde

Um medicamento esquecido agora é usado para tratar Crohn, evitando cirurgias.

By Drica Adamo

February 27, 2024

Um ensaio clínico em larga escala sobre estratégias de tratamento para a doença de Crohn mostrou que oferecer terapia avançada precoce a todos os pacientes logo após o diagnóstico pode melhorar drasticamente os resultados, inclusive reduzindo em dez vezes o número de pessoas que necessitam de cirurgia abdominal urgente para o tratamento de sua doença.

A doença de Crohn é uma condição vitalícia caracterizada por inflamação do trato digestivo. Mesmo na sua forma mais branda, pode causar sintomas que têm um grande impacto na qualidade de vida, incluindo dor de estômago, diarreia, perda de peso e fadiga. Muitas vezes ocorre gradativamente com condições como doença inflamatória intestinal ou colite ulcerosa.

A investigação liderada por Cambridge envolveu 386 pacientes com doença de Crohn activa recentemente diagnosticada. Eles descobriram que o uso do medicamento infliximab logo após o diagnóstico mostrou resultados dramáticos.

O infliximabe atua bloqueando uma citocina inflamatória, a proteína que causa reações inflamatórias agudas como inchaço, chamada TNF-alfa, encontrada em quase todas as doenças conhecidas pelo homem.

Fonte