Imagens chocantes de um menino do Iêmen rodaram o Mundo todo em 2016 e quase se tornaram símbolos da fome que assola o país devido a Guerra Civil.
Saleem tinha apenas sete anos quando as imagens ganharam notoriedade mundial. A desnutrição do menino que chegou a beira da morte, representa o caso de milhões de crianças que estão na mesma situação. Na época, o número de crianças atingidas pela subnutrição chegava a mais de 350 mil, hoje elas somam dois milhões.
A Guerra Civil no Iêmen dura desde 2015 sem interrupções e já fez milhares de vítimas. A alta dos preços devido à difícil chegada dos alimentos faz com que a fome atinja quase 26 milhões de pessoas no país todo.

A história de Saleem foi divulgada por um jornalista inglês que estava cobrindo a guerra. O menino que já estava entre a linha da vida e morte, por um esforço incansável da equipe médica, conseguiu sobreviver e se recuperar.
Após um ano do acontecido, a equipe da BBC reencontrou o menino, que apesar dos danos cerebrais e do crescimento estagnado pela subnutrição, conseguiu se recuperar e agora está totalmente diferente da imagens de um ano atrás.
O comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad Al Hussein, disse ser “vergonhosa” o que chamou de inércia da comunidade internacional em relação ao Iêmen.

Imagens/ Reprodução da Internet













