Todas as pessoas conhecem os tubarões pelo seu “pior lado”. Depois de filmes de terror em que esses animais são os maiores vilões e tantas histórias de ataques, as pessoas tendem a ter um medo descomunal deles.
De acordo com George Burgess, especialista em tubarões e diretor do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão, no Museu de História Natural da Flórida (EUA), a verdade é bem diferente do que parece. “A realidade é que a maioria desses vídeos que você vê de tubarões pulando da água e perseguindo algo, é porque eles foram atraídos por fotógrafos usando suportes de isopor na forma de um selo”, disse.
Essa má reputação dos tubarões está literalmente os matando. Cerca de 73 milhões de tubarões são mortos a cada ano e isso pode fazê-los desaparecer da natureza. Entretanto, um vídeo que anda circulando nas redes sociais promete mostrar o melhor lado desses animais.

Nele, Stefano Ulivi, de Florença, Itália, liderava uma expedição de mergulho perto da Ilha do Pico, em Portugal. Ele filmava tudo com uma câmera, quando vários tubarões azuis se aproximaram do grupo.
De repente, um deles se aproximava cada vez mais do mergulhador, que afirmou que não estava com medo do momento. Aliás, muito pelo contrário: ele estava achando a proximidade do tubarão instigante. “Normalmente, os tubarões azuis são super curiosos e comumente se aproximam dos mergulhadores a uma curta distância”, disse ao site The Dodo.
Veja o vídeo:

Ulivi conhece muito bem a espécie após tanto tempo mergulhando pelos oceanos, tanto que sabe que os tubarões quase nunca querem machucar alguém. Sua chance de ser morto por um tubarão era de 1 em 3,7 milhões. Quase impossível, não é?
Mas mesmo ele parecia um pouco surpreso quando o tubarão azul chegou, quase como se estivesse esperando um abraço. Então o tubarão gentilmente chegou até o rosto de Ulivi e fez um movimento como se estivesse dando um beijo.
“Esse cara estava tentando me testar”, disse. “Boa comida ou não?”, riu bem-humorado. Bom, com essa história, talvez mais pessoas se preocupem em salvar tubarões ao conhecer um pouco mais do seu lado doce.
Fonte: The Dodo












